Toy Manchester Terrier
Reprodução/ Shutterstock
Toy Manchester Terrier

Surgido em meados do século 19 na cidade de Manchester , na Inglaterra, época em que os trabalhadores de fábricas da indústria têxtil tinham poucas opções de atividades como a caça de coelhos e ratos, usando cães específicos para as atividades, até que criadores decidiram ter um cão que pudesse se destacar em ambas, além de ser um bom animal de companhia.

Um criador chamado John Hulme então cruzou cães de uma antiga raça chamada Black and Tan Terrier com fêmeas da raça Whippets, resultando na que viria a se chamar Manchester Terrier, que atingiu o auge de sua popularidade durante o que foi conhecido como Era Vitoriana (1837-1901).

O Manchester Terrier era um cão alegre, ágil e companheiro, mas algumas pessoas ainda queriam um cãozinho menor, por isso foram selecionados os menores exemplares da raça para cruzamento. A criação inicial foi considerada prejudicial para a saúde dos filhotes, algo que foi corrigido ao longo do tempo.

Hoje o Manchester Terrier é encontrado em duas variações diferentes, sendo elas o Toy, medindo até 30 cm, e o Standard (Padrão), medindo até 41 cm. Embora pertençam à mesma raça, organizações como o  American Kennel Club separam as duas em grupos diferentes:  Toy e Terrier .

Comportamento

Manchester Terrier padrão
Chris Curry/Unsplash
Manchester Terrier padrão

O Manchester Terrier é um cão alegre, inteligente, muito apegado, leal aos seus tutores e ama estar por perto o tempo todo. Se deixado sozinho por muito tempo pode apresentar um comportamento destrutivo para atrair a atenção.

Especialmente em sua versão menor, é um pet recomendado para pessoas que vivem em casas menores ou apartamentos , mas nunca esquecendo de que é importante que o animal possa praticar  atividades físicas diariamente e  passeios de cerca de 30 minutos para gastar energia.

A convivência com crianças e outros pets é boa e, se bem socializado , tende a se dar bem até mesmo com visitas. É preciso cuidado apenas com animais de estimação menores, como roedores, pois ele pode entendê-los como presa.

É ideal manter um bom  enriquecimento ambiental para que o pet possa se manter entretido mesmo quando estiver sozinho.

Cuidados básicos

O cãozinho tem pelos curtos e densos, com uma textura firme e lisa que não exigem grandes cuidados, apenas  escovações semanais para a remoção dos fios mortos.

Os  banhos podem ser dados a cada 15 dias, sempre tomando cuidado com a região dos olhos e orelhas. Para os pets com menor contato com áreas externas é indicado  aparar as unhas uma vez ao mês. Na dúvida, pedir a orientação de um  médico-veterinário.

Cuidados com a saúde

O Manchester Toy Terrier faz parte das raças do Grupo Toy
shutterstock
O Manchester Toy Terrier faz parte das raças do Grupo Toy

O Manchester Terrier costuma ser um cão saudável e com uma boa expectativa de vida, podendo viver cerca de 17 anos quando bem cuidado.

Assim como todo animal, pode ser acometido por algumas doenças, como displasia do quadril , catarataatrofia progressiva da retina e glaucoma . A raça também pode sofrer com problemas de distúrbio hemorrágico (doença de Von Willebrand), mastocitoma e melanoma cutâneo,  câncer de pele grave que pode se espalhar para outros órgãos.

É fundamental  levar o animal de estimação ao médico-veterinário para exames de rotina , doenças diagnosticadas precocemente têm maiores chances de tratamento e cura.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça mais  clicando aqui!

Conheça a comunidade do  Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!