Como cortar as unhas dos pets de forma segura

Os animais de estimação geralmente gastam suas unhas sozinhos, caminhando pelo solo, cavando ou, no caso dos gatos, nos arranhadores e outras superfícies. Porém, em pets que vivem em ambientes fechados, é importante que o tutor apare as unhas do animal para evitar possíveis problemas.

Deve ser feito com cuidado

As unhas de cães e gatos têm terminações nervosas, por isso é preciso ter bastante cuidado na hora de cortar, já que um descuido por causar sangramento e muita dor ao animal. A médica-veterinária Juliana Pajosse, do Conselho Regional de Mecidina Veterinária de São Paulo (CMRV-SP), dá dicas de como fazer o corte de forma segura.

Mirko Fabian/Pexels

Por que cortar a unha do pet?

A prática é importante porque unhas muito compridas podem causar desconforto na hora de andar, correr, aumenta as chances de o cão escorregar e, nos piores casos, penetra na pele ou nos coxins [aquela parte da pata que parece uma almofada] e causar uma infecção. Outro ponto importante é usar apenas tesouras próprias para o corte de unhas de cães e gatos!

Blue Bird/pexels

Se possível, comece desde filhote

O ideal é que o pet já seja acostumado a cortar as unhas desde filhote, para que se torne algo natural para ele. Porém, não é todo pet que gosta de ser tocado nas patas e isso deve ser respeitado. Juliana diz que a melhor forma de distrair o animal para realizar o corte é usar um petisco ou brinquedo que ele goste muito.

O conforto do pet em primeiro lugar

Você deve deixar o animal de uma maneira que ele se sinta confortável. "O procedimento tem que ser agradável para o cão, se não ele pega trauma e aí fica impossível realizar", diz Juliana.

Sempre comece aos poucos

"Se é a primeira vez que você vai realizar o procedimento sem supervisão de um profissional, e não se sente seguro, corte o mínimo possível das unhas, para evitar dores e sangramento", explica a veterinária.

Unhas mais escuras, mais cuidados

As unhas dos cães podem ter coloração escura, o que dificulta a visualização de veias. Nesses casos, os cuidados devem ser triplicados. As veias podem ter tamanhos variados. Em alguns, você só pode tirar as pontinhas, já em outros você pode tirar mais, "É prática, mas eu indico para leigos que procurem um profissional para saber com exatidão". Veja mais dicas no link abaixo:

Unsplash

Para as unhas dos bichanos

Os gatos têm unhas mais claras e fáceis de visualizar. Porém, eles costumam ser mais ariscos, já que não gostam muito de serem "manipulados". É preciso respeitar o tempo do gato para não causar um estresse desnecessário. “Gatos em situação de estresse podem desencadear problemas de saúde", diz a especialista.

Ulrike Mai/Pixabay

Uma boa distração e paciência

Juliana explica que uma forma legal para cortar a unha do gato é promovendo brincadeiras que entretenham mais o animal. "Pode ser que leve um tempo maior, pode ser que você não consiga realizar o corte de todas as unhas. Mas o importante é manter o bem-estar do pet." Veja mais dicas no link abaixo:

Reprodução/ Shutterstock

Quando o corte é realmente necessário?

É importante ressaltar que nem todos os pets precisam cortar as unhas, alguns vivem em locais com pisos ásperos, o que auxilia no processo de lixar as unhas enquanto o animal caminha. Na dúvida, o tutor deve sempre consultar um especialista.

shutterstock

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

Veja mais Top Stories