Adotar um cão é sinônimo de alegria e muito companheirismo. Estudos comprovam que a convivência com animais de fato gera mais tranquilidade e bem-estar às pessoas. Além de um fazer companhia ao outro, podem se divertir e passear juntos.
+Aprenda como se defender de um ataque de cachorro bravo
Inclusive, o passeio é um dos fatores fundamentais para manter o cão saudável e ainda dar uma ajudinha ao tutor. Apesar da importância desse hábito, muitas pessoas têm preguiça ou realmente não gostam de levar o pet para passear , dando preferência para entretê-lo apenas em casa ou em locais fechados.
Por essa questão, alguns motivos talvez te convençam a dar prioridade ao passeio com o cão.5 razões para você incluir os passeios com o seu cachorro na sua lista de prioridades diárias. Além dos benefícios ao animal você vai ver o quanto essas caminhadas farão bem para você também.
+Cinto de segurança para pets é importante? Saiba tudo sobre o assunto
Uma chance de se aproximar
As saídas com seu cão pode ser uma boa oportunidade para vocês estarem cada vez mais próximos. Os animais são muito gratos aos humanos por dois motivos: pela alimentação e por levá-los para passear. Dar uma volta com o cachorro é uma ótima oportunidade de brincar com ele e estreitar os laços entre vocês. Ao longo do tempo a pessoa acostuma com a ideia e pode até passar a gostar de dar esses passeios.
Mantenha sua saúde em dia
Para que você também passe a ter um ritmo de vida mais saudável, o passeio pode ser imprescindível. Um mínimo de 30 minutos de exercício diário já ajuda a melhorar o bem-estar, o humor e o corpo.
A prática também auxilia na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer. Isso já é um ótimo motivo para você se mexer, não acha?
Cão saudável
O sedentarismo não gera riscos de saúde apenas para os humanos, os cães também precisam se movimentar. Para garantir a longevidade, os cães devem por as patas para trabalhar e queimar energia.
Brincar com o cão em espaços abertos, por exemplo, também é válido como atividade física, mas não tem o mesmo resultado da caminhada. E o mais importante: passear por menos de 10 minutos não adianta muito. O ideal é meia hora por dia, para garantir que não seja só uma voltinha no quarteirão.
Socialização
Esse ponto é bem relevante: o cachorro com certeza adora seu tutor, mas precisa onhecer outros cães e novas pessoas, para praticar a interação fora de casa. Normalmente cães que latem muito na rua e não passeiam tranquilamente apresentam esse comportamento por não terem o hábito de sair de casa, então acabam estranhando os ambientes públicos.
Saúde mental do cão
Passeios também tendem a acalmar consideravelmente os cães, deixando-os mais tranquilos e relaxados, o que influi diretamente no bem estar deles. Já os pets que não saem de casa com frequência podem demonstrar distúrbios comportamentais e hiperatividade. Isso explica, por exemplo, os móveis arranhados e outros objetos da casa constantemente danificados.
Cachorros que não têm o hábito de passear também costumam receber mal as visitas e correm o risco de viverem em depressão contínua.
Depois de ver esses motivos, deixe a preguiça para lá, considere que você vai fazer seu cão mais feliz e leve-o para passear sempre!