Quando se fala sobre questões envolvendo a saúde de cães e gatos é comum que se ressalte a importância de visitas regulares ao médico veterinário. Essa é considerada a melhor forma de garantir a melhor qualidade de vida para os pets, além de ajudar na prevenção de uma série de doenças.
Mas afinal, qual é a frequência ideal para que os tutores levem seus animais de estimação para consultas de rotina? Para esclarecer essa dúvida, o Canal do Pet buscou orientação com a médica veterinária Mayra Susenko.
De acordo com Mayra, o ideal para check ups é que o tutor leve o pet ao veterinário ao menos duas vezes ao ano. Essa frequência pode variar conforme a idade do animal. A frequência de visitas para animais idosos tende a ser maior, dependendo também da indicação do profissional.
A frequência indicada para cada fase da vida
Para filhotes, as consultas devem ser mensais (incluindo retornos) até que o pet complete seis meses de idade, isso para completar o esquema vacinal e acompanhar o desenvolvimento do pet.
A partir dos sete meses até que o pet complete sete anos de vida, as consultas devem ser anuais. Neste período, são realizados os reforços vacinais, avaliação clínica geral e exames de check up que o médico veterinário julgar necessário.
Após os sete anos de vida, as consultas voltam a ser a cada seis meses para que sejam realizados exames, vacinas e avaliação clínica geral. “A partir desta idade é importante verificar com maior frequência a saúde cardíaca e renal dos pets”, diz Mayra.
A veterinária alerta que a frequência indicada se refere a animais saudáveis em consultas de rotina. É importante que o tutor leve o pet ao veterinário caso perceba qualquer alteração física ou comportamental, independentemente da idade do animal.
Para garantir que os pets tenham sempre ajuda quando necessário, o iG Pet Saúde oferece aos tutores consultas emergência e até opção de transporte ao veterinário. Confira essas e outras vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para cães e gatos, com 50% de desconto nos três primeiros meses. Acompanhe o Canal do Pet também no Telegram!