Tamanho do texto

É importante preparar o pet para certos exames

É comum muitas pessoas terem dificuldades de evitar certas doenças em seus animais de estimação. Uma das maneiras de fazer isso, ou mesmo de ratrear qualquer enfermidade no corpo do pet, é por meio dos exames médicos. Sim, os bichinhos também precisam de check-ups completos para ter uma boa noção da saúde deles.

+Tudo sobre diabetes em cachorros

Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução/ Redes Sociais
Quais exames médicos cães devem fazer?

Apesar da importância desses exames médicos , muitos tutores não sabem quais são fundamentais para cães e gatos. Existem alguns, em específico que devem ser feitos com certa frequência e podem ajudar a solucionar várias dúvidas. Confira quais os principais e qual a função de cada um deles, além de entender como preparar o bichinho para o exame.

Check-up

O check-up de rotina é um dos mais importantes, à medida que já aponta qualquer problema no corpo do animal. É feito no próprio consultório do veterinário, que examina o bichinho na parte externa e já elimina boa parte das doenças apenas com essa avaliação. Caroços, sinais de câncer, manchas na pele e até machucados simples podem ser percebidos. Por isso, o pet deve ser levado constantemente ao médico. A prevenção já começa nos hábitos diários.

Exame de sangue

Esse teste é importante para averiguar tudo que está circulando pelo corpo do animal Normalmente é pedido uma vez ao ano, para prevenir doenças, além de rastrear problemas como colesterol alto ou enfermidade causada pelo carrapato. Se o pet apresenta não apresenta sinais claros de que está doente, a complicação pode ser identificada por esse exame.

+Transfusão de sangue em animais: saiba tudo sobre o assunto

Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução
Quais exames médicos cães devem fazer?


Exame de urina e fezes

É um exame muito indicado para indicar verminoses e falta de nutrientes, por exemplo, no corpo do animal. A urina pode também apontar problemas nos rins e como está a digestão.

Exame Retal

Realizado na região anal, esse exame pode ser bastante desconfortável para o animal, mas é importante. Especialmente se o pet apresentar dores ou dificuldade para defecar, esse teste pode auxiliar no diagnóstico e tratamento. Os tumores também podem ser identificados, principalmente em cães e gatos mais velhos ou subnutrição.

Exame oftalmológico

Além da consulta constante ao veterinário para garantir a saúde dos olhos dos animais, alguns exames específicos são importantes depois que atingem certa idade. Quando não se tem nada grave, o check-up pode envolver apenas a lanterna para analisar o globo ocular do pet, mas a visita a um especialista em oftalmologia pode fazer toda diferença. 

+Como cuidar de um cachorro cego?

Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução/ Redes Sociais
Quais exames médicos cães devem fazer?

A catarata, principalmente, costuma afetar muitos cães idosos e um meio de evitá-la é a avaliação constante, para que também se possa prevenir ou iniciar o tratamento rapidamente em animais já doentes. Existem até medicamentos específicos para esse tipo de problema de saúde, receitados inclusive para evitar.

Ultrassonografia para fêmeas

Cadelas prenhas precisam realizar determinados exames para o médico acompanhar a gravidez. O ultrassom é um deles e pode indicar fatores importantes, como as condições do animal para o parto normal, além de ver como estão os filhotes. Por meio desse teste de imagem, é possível prevenir problemas de saúde, além de diagnosticá-los. 

É indicado que o ultrassom seja realizado em clínicas bem estruturadas e maiores, onde costuma haver o maquinário necessário.

+As fases e cuidados da gestação canina


Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução Pinterest
Quais exames médicos cães devem fazer?


Exame Odontológico

A avaliação dentária deve ser também recorrente, principalmente depois que o animal atinge certa idade. Na velhice, os cães costumam ficar com os dentes mais desgastados, com cárie, tártaro e queda dentária devido à falta de cálcio. Esses problemas podem inclusive indicar desnutrição ou complicações no estômago, até porque a mastigação é o início do processo da digestão. Alimentos que não estão moídos o suficiente, podem, a longo prazo, prejudicar a saúde do animal.

Temperatura corporal do pet

A forma como a temperatura é medida não é das mais agradáveis para o bichinho. Um termômetro anal é utilizado na própria consulta ao veterinário. É possível saber quando a cadela está no período fértil e qual o melhor momento para castrar o pet por meio da mensuração da temperatura. Ainda indica sinais de infecções e de doenças internas.

+Como medir a temperatura de um cachorro com febre

Endoscopia

Sabe aqueles casos em que o animal não para de vomitar ou está com diarreia contínua? A endoscopia pode ser muito útil. Doenças gastrointestinais e complicações no esôfago, intestino ou duodeno são facilmente encontrados. O exame busca detectar sinais de hemorragia, remover corpos estranhos e diagnosticar causas de enfermidades. 

Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução/ Redes Sociais
Quais exames médicos cães devem fazer?

Até objetos ingeridos pelos objetos podem ser retirados pela endoscopia, sem a necessidade de recursos mais invasivos ou perigosos.

Rinoscopia, laringoscopia e broncoscopia

Problemas na cavidade nasal do animal, como acúmulo de secreção, sangramento ou dificuldade para respirar podem ser diagnosticados pela rinoscopia. Alergias e rinite crônica também são facilmente identificadas. 

+O pet está com dor de ouvido? Veja o que fazer

Apesar de não ser doloroso, para a realização do exame é necessária uma anestesia geral e exige que o pet esteja em jejum por 12 horas.

A segunda avaliação foca na região da laringe e é indicada quando o animal está engasgado, ou mesmo se o cão apresentar mudanças no latido. A dificuldade para praticar exercícios ou qualquer ruído na respiração pode ser apontado pela laringoscopia também.

O último exame é mais aplicado em casos que não puderam ser identificados pelos dois testes anteriores e analisa os brônquios do cachorro de forma mais precisa.

+Você pode salvar um cachorro engasgado com algumas dicas

Quais exames médicos cães devem fazer?
Reprodução/ Redes Sociais
Quais exames médicos cães devem fazer?


Como preparar o animal para certos exames?

Normalmente, a preparação dos animais para fazerem exames médicos é tão ou mais importante do que as avaliações em si. Cães e gatos podem ficar estressados com todo o processo, principalmente em exames mais invasivos, como a endoscopia. Essa última avaliação e o exame de sangue exigem estômago vazio e um jejum do pet de 12 horas.

O ideal é o cachorro ter uma pessoa em quem tenha confiança perto de si durante qualquer exame. A insegurança e o estresse podem deixá-lo agitado e complicar o processo. A anestesia geral também pode ser aplicada pelo médico, dependendo da avaliação e das condições físicas do animal.

+O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados necessários

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.