A socialização para os animais

A socialização para os animais de estimação são pequenas ações e estímulos que farão o pet se acostumar aos diferentes barulhos, pessoas, animais de diferentes sexos, outros bichinhos e, dessa maneira, se tornar mais seguro e feliz. Isso também melhora a relação com o tutor.

Só será eficiente se feita da maneira correta

Para o cãozinho que ainda é filhote e sai de casa ou do canil pela primeira vez, tudo pode ser muito assustador. Por isso, o pet deve ser apresentado aos estímulos o quanto antes, mas com muito cuidado, para evitar sustos e traumas.

Período de início da socialização

O cãozinho começa a socializar já no nascimento. Nos primeiros 60 dias de vida, os filhotes aprendem muitas coisas com a convivência da mãe e dos irmãos, como ter disciplina e se relacionar, por exemplo. O ideal é que o pet não seja retirado da ninhada antes desse período, para não pular esse aprendizado.

Novos aprendizados

Entre dois e três meses de idade, se inicia de fato a primeira fase da socialização do animal. É nesse período que devemos nos atentar para as apresentações necessárias, pois é quando o cérebro do filhote está mais aberto a novos aprendizados.

Não esqueça das vacinas

Muitos tutores questionam como socializar o cãozinho, pois ele ainda não tomou todas as vacinas necessárias para se manter imune a doenças e por isso é recomendado que ele não saia de casa ou tenha contato com outros animais.

Começando em casa

Realmente não podemos expor o filhote às doenças, mas os estímulos podem começar ainda dentro de casa, com a visita de crianças e adultos, expondo o animal a barulhos diversos, como o do aspirador de pó, do secador de cabelo, da máquina de lavar, entre outros.

Combine com o veterinário

Com a autorização do veterinário, é possível sair com o filhote no colo para passeios na rua e de carro. Nessas voltinhas, os bichinhos começam a se acostumar com os veículos, com as diferentes vozes e com pessoas de todos os tipos. É recomendado ainda, se possível, apresentar o filhote a outros animais já vacinados e saudáveis.

A socialização é necessária e muito importante

Caso o tutor não se sinta confortável ou seguro para exercer essa tarefa de maneira correta com o cachorro, deve buscar a ajuda de um profissional especialista em comportamento.