Elegante e veloz, a raça sempre foi muito querida entre membros da nobreza
Skica911/Pixabay
Elegante e veloz, a raça sempre foi muito querida entre membros da nobreza

Um cachorro que chama a atenção por onde passa, por sua postura e elegância. A história do Greyhound remete há cerca de 5 mil anos, no Egito . Eram os favoritos dos faraós e vistos como uma extensão de sua majestade pelos súditos.

Ao longo dos séculos, o Greyhound continuou sendo o queridinho entre os nobres, nomes como Cleópatra, Alexandre, o Grande e o rei Henrique VIII foram grandes apreciadores desses cães.

Acredita-se que a raça tenha sido levada para a  Europa pelos Gregos, fenícios e celtas. E, apesar de documentos apontarem sua origem muito anterior, a raça se tornou conhecida como Galgo Inglês , já que seus padrões conhecidos hoje foram estabelecidos na Inglaterra – a raça foi mencionada pelos gregos, representada na arte egípcia e é a única raça canina mencionada na Bíblia.

Parte da popularidade desses cães também se deve a sua capacidade de atingir velocidades de até 72 km/h. Essa velocidade faz desse cão um exímio caçador, mas também fez com que fosse muito usado para corridas, conhecida como Coursing. Uma prática que gera polêmicas devido a casos de maus-tratos, abandono e até sacrifícios de cães que não apresentam um bom desempenho na pista.

6 raças de cachorro mais rápidas do mundo

O reconhecimento oficial da raça pela Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas em 1995 e em 1885 pelo American Kennel Club (AKC).

Características físicas

O Greyhound é um cão dócil e muito afetuoso
Reprodução/freepik
O Greyhound é um cão dócil e muito afetuoso


  • Corpo com construção aerodinâmica: cabeça estreita, pernas longas e traseira musculosa
  • Cabeça longa e crânio plano
  • Focinho com maxilares poderosos e bem cinzelados
  • Olhos ovais, oblíquos e brilhantes, com expressão inteligente
  • Orelhas pequenas e de textura fina
  • Pescoço longo e musculoso, elegantemente arqueado
  • Patas de comprimento moderado, com dedos compactos, bem arqueados e almofadas fortes
  • Cauda longa e forte na raiz que se afina para a ponta
  • Cores preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho claro ou tigrado, sempre com partes brancas

Comportamento

Um cão muito gentil convive bem com gatos e outros cães
Apesar de ser um cão muito veloz e precisar de atividades físicas para se manter saudável, é um pet que adora ficar tranquilo no sofá
Banhos podem ser dados a cada 15 dias
O greyhound é a raça de cachorro mais rápida do mundo
5 raças de cachorro mais rápidas do mundo
Greyhound
Apesar dos pelos curtos, o Greyhound tende a soltar muito pelo
elegante e veloz, a raça sempre foi muito querida entre membros da nobreza
O Greyhound é um cão dócil e muito afetuoso

Mesmo sendo uma raça com histórico de caça, não é um animal com perfil agressivo ou territorialista, pelo contrário, se trata de um cão muito gentil e afetuoso, sendo uma excelente companhia.

É um cão de convivência fácil, até mesmo com outros animais de estimação, é resistente e inteligente, podendo ser adestrado com certa facilidade por um treinador com experiência. É importante socializá-lo desde cedo , para que não se torne um cão tímido diante de estranhos.

+ Especialista explica como é possível socializar cachorro adulto

Esse pet não tende a latir muito e, embora seja popular por sua velocidade, adora passar um tempo tranquilo no sofá ao lado do tutor.  Passeiosatividades físicas são importantes para manter a saúde e boa qualidade de vida para o animal – por mais bem treinado que seja o cão, jamais deve sair sem coleira, especialmente por se tratar de um cão tão veloz.

Cuidados básicos

Apesar dos pelos curtos, o Greyhound tende a soltar muito pelo
Reprodução/freepik
Apesar dos pelos curtos, o Greyhound tende a soltar muito pelo

Com uma pelagem curta e lisa , não é necessário muito trabalho na hora da escovação – embora deva ser  escovado diariamente  com uma escova adequada , pois a raça tende a  soltar muito pelo.

Os banhos podem ser dados com frequência , mas cuidado com excessos para não prejudicar a camada de gordura natural encontrada nos pelos desse cão.

A quantidade de banhos dependerá do estilo de vida do pet, uma higienização com pano úmido ou lenços humedecidos ( banho a seco ) pode ajudar a manter o pet limpo por mais tempo entre um banho e outro. No geral, os banhos podem ser dados a cada 15 dias, ou conforme recomendação de um médico-veterinário .

Lembrando de manter as unhas sempre bem aparadas e uma boa higiene bucal , para evitar problemas com tártaros , entre outras doenças.

Saúde

O Galgo Inglês costuma ser uma raça muito saudável, mas pode apresentar problemas de saúde ao longo da vida. Entre os quais estão: inchaço, problemas cardíacos , doenças oculares , torção gástrica , osteossarcoma, hipotireoidismo e sensibilidade à anestesia.

É fundamental levar o animal para exames de rotina com um médico-veterinário para exames preventivos, além de manter as  vacinas sempre atualizadas.

Conheça a comunidade do  Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!