Uma das principais questões na hora de escolher o pet para adotar é a quantidade de pêlo que ele solta e a quantidade de cuidados necessários. Além de cães peludos precisarem de escovação constante, ainda deixam a casa mais poluída e isso exige ainda mais limpeza. Outro problema é que, muitas vezes, as pessoas escolhem uma escova para cachorro não ideal para determinado tipo de pelagem e isso não resolve os nós, nem ajuda a saúde do animal.

+O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?

A escova para cachorro deve ser específica para cada tipo de pelo
Reprodução/ Shutterstock
A escova para cachorro deve ser específica para cada tipo de pelo


Vários tutores se esquecem ou, por conta da correria, deixam de dar importância à escovação. Esse processo é fundamental para evitar a queda excessiva de pelos, o estresse e o acúmulo de nós, além de ser importante para retirar pelos mortos. Mas agora não há mais desculpa para não escolher a  escova para cachorro certa para o seu pet. Algumas dicas e especificações sobre o assunto vão salvar a vida de muita gente.

Primeiro é necessário conhecer o tipo de pelo do cachorro para determinar o tipo de pente.

Tipo de pelagem de algumas raças

Curto: Labrador, Duschund, Dálmata, Pug, Bulldog Inglês e Francês, Boxer, Pastor Alemão, Shar Pei, Pinscher, Chihuahua

Médio a longo: Border Collie, Lhasa Apso, Golden Retriever, Cocker, Spaniels 

Finos e delicados: Maltês, Yorkshire, Shih Tzu, Spitz Alemão, Griffon Belga

+Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Rasqueadeiras

A rasqueadeira é ótima para remover nós
Reprodução/ Pinterest
A rasqueadeira é ótima para remover nós

Essa escova é específica para retirar pelos embaraçados e deve ser usada depois da escovação principal, a fim de remover pelos soltos e mortos. Cães com pele fina costumam ter mais sensibilidade e as cerdas de aço podem machucá-los, portanto é ideal usar apenas naqueles com pele mais resistente. Serve para finalizar a escovação e costuma ser precisa, com pouco espaço entre as cerdas.

Como escovar : no tipo de pelo fino e delicado, deve ser feito no sentido do pelo e também no contrário; se o cão tem uma pelagem externa grossa e por dentro parece lã, por fora deve ser no sentido do pelo e no sentido contrário na parte inferior.

+Cheiro de cachorro é difícil de lidar, mas em alguns passos pode ficar fácil

Escova de cerdas

A escova de cerdas é boa para todos os tipos de pelos
Reprodução/ Pinterest
A escova de cerdas é boa para todos os tipos de pelos


Esse tipo pode ser aplicado em qualquer tipo de pelagem. No entanto, as escovas variam no comprimento das cerdas e no espaço entre elas. Se o pelo for grosso, é bom que as cerdas também sejam mais duras. Além disso, quanto mais longo o pelo, maiores as cerdas, assim como aumenta a distância entre elas. 

Como escovar : deve ser feito no sentido do pelo no caso de pelagem curta e lisa; se for curta e dura o ideal é utilizar uma rasqueadeira para ajudar, ainda penteando no sentido do pelo.

Escova de pinos (ou escova de aço)

A escova de pinos é própria para pelagem lanosa e mais difícil de ser escovada
Reprodução/ Pinterest
A escova de pinos é própria para pelagem lanosa e mais difícil de ser escovada

Cães com pêlos de comprimento médio a longo podem receber essa escovação. É ideal para aqueles que têm fios mais difíceis de serem penteados, com pelagem em forma de lã, por exemplo, mais crespa. Os pinos mais espaçados facilitam na hora de tirar os nós. Além disso, há várias versões dessa escova: com pinos de nylon ou metálicos. Algumas ainda contam com pontas emborrachadas. Cães com pelagem dura e subpelo, bem como pelos finos e delicados podem usar

Como escovar : Cães com pelo externo e interno devem ser escovados na parte superior no sentido do pelo e na inferior no sentido contrário. Os com pelagem mais delicada precisam de cuidados no sentido do pelo e no contrário também. 

+"CasCão": aquele cachorro que morre de medo de banho

Pente

O pente é uma forma também de relaxar o cachorro
Reprodução/ Pinterest
O pente é uma forma também de relaxar o cachorro

É específico para raças com pelagem curta e suave e ótimo para remover pelos mortos. Ainda pode massagear o pet e tornar-se um momento de relaxamento.

É importante lembrar que independente da escova para cachorro a ser usada, a escovação deve ser feita de forma delicada e sem muita força. Além disso, cada tipo de pelagem exige uma frequência de cuidados diferente. 

+Medo de tosa? O que fazer com os cães que apresentam esse comportamento

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!