Diferentes tipos de pelos caninos

Cada pet é único e, até mesmo dentro de uma mesma raça, existem pelagens diferentes, como curta, longa, lisa, cacheada, de camada dupla e diferentes texturas. Assim como com os cabelos humanos, cada tipo de pelo necessita de produtos específicos para o tipo especifico.

Outras questões

O tipo de pelagem também diz muito sobre as temperaturas as quais o pet pode estar mais habituado. Algumas raças são naturais de regiões frias e outras de regiões mais quentes. E saber disso é muito importante.

Pexels

Pelos longos

Bem fácil de identificar, obviamente por causa do comprimento, esse tipo de pelagem cai continuadamente durante todo o ano. Porém, a situação piora nas épocas de muda. Ela divide em três categorias.

Freepik/master1305

1 - Com textura lisa

Precisa de cuidados diários, pois se quebra e embaraça com facilidade. Deve ser escovado diariamente para evitar emaranhados. Banho mensais, utilizando produtos específicos para manter os fios sedosos e brilhantes, assim como impedir o aparecimento de nós. Não se pode esquecer de usar secador para a secagem completa. Maltês, Yorkshire Terrier e Lhasa Apso são exemplos de cães com esse pelo.

Reprodução

2 - Textura encaracolada ou frisada

Essa pelagem é especialmente complicada de cuidar, e continua crescendo continuamente, precisando de tosa o ano inteiro. Precisa de banho mais frequente, pois tende a se sujar mais e ressecar com facilidade, é importante usar produtos adequados e a secagem deve ser feita com cuidado. Exemplos de cães com esse pelo são as raças Poodle e Bichón Frisé.

Reprodução/Pixabay

3 - Textura ondulada

Cães com pelagem ondulada têm a textura da pele mais grossa e geralmente são de médio e grande porte. Além disso, costumam ser bons nadadores e aguentam frio moderado. Os cuidados são mais simples e se assemelham aos fios lisos. Exemplos de raças com esse pelo são Setter Gordon e Golden Retriever.

Reprodução Pinterest

Pelo curto

Essa pelagem é bem rente ao corpo e o comprimento dos fios variam entre 1 e 4 centímetros. Apesar de se dividir entre lisa e dura, ela necessita de bem menos cuidados do que o pelo longo. Também se divide em três categorias.

Reprodução/Pixabay

1 - Textura lisa

Bem mais fácil de manter e cuidar, cães com pelo curto e liso precisam de banhos moderados, a cada mês e meio. Banhos excessivos podem danificar as estruturas protetoras da pelagem natural. O recomendado é escovar uma ou duas vezes por semana utilizando uma escova macia. Exemplos de raças com essa pelagem são Pit Bull, Doberman e Boxer.

Unsplash/Anthony Duran

2 - Textura dura

O animal é classificado com pelo duro quando os fios atingem 10 centímetros de comprimento e tem uma espessura característica. Estão nessa lista o Schnauzer e o West Highland Terrier. Por mais complicado que seja cuidar desse pelo, deve ser conservado para que a função impermeável se mantenha única e característica.

Reprodução/Pixabay

3 - Pelo duplo

Cães com pelagem dupla têm um pelo denso por baixo de um longo. Apenas cães originários de regiões frias têm esse tipo, pois precisam aguentar temperaturas muito baixas, nesse caso, os fios podem ser longos ou curtos, com espessura áspera ou levemente lisa. Border Collie, São Bernardo, Pastor Branco Alemão e Sheepdog são exemplos de raças com essa pelagem.

Reprodução/Pixabay

Dica para o pelo duplo

Independente do modelo – áspero ou liso, é importante utilizar um shampoo específico e jamais usar condicionador, já que a pelagem precisa estar armada e densa. A necessidade de tosa varia conforme o ambiente em que o cão vive.

Reprodução/ Redes Sociais

Sabe qual tipo de pelo tem o seu pet?

Se não conseguir identificar a pelagem do seu pet, consulte um profissional. Ele conhece todos os tipos de pelos de cachorro e conseguirá te dar algumas dicas de cuidados.

Reprodução/ Shutterstock