O Kelpie Australiano é um cão ativo e precisa de exercicios diários para se manter saudável
Ana Morais/Pexels
O Kelpie Australiano é um cão ativo e precisa de exercicios diários para se manter saudável

Como o nome sugere, o Kelpie Australiano é uma raça originada na Austrália , criada em meados do século 19 – estima-se que tenha sido em 1872 – a partir do cruzamento de cães do tipo Collie importados da  Escócia e de cães selvagens australianos chamados Dingos.

A criação é creditada a um homem chamado Jack Gleeson. O objetivo principal era desenvolver um  cão de pastoreio que fosse resistente o bastante para correr longas distâncias nas fazendas e resistir às condições do país.

O nome “Kelpie” foi dado em homenagem ao folclore escocês “ Kelpies of Celtic ”, baseado em uma lenda celta na qual espíritos aquáticos habitava rios e lagos escoceses, eles apareciam em cavalos ou formas humanas e, segundo a lenda, só eram vistos durante à noite.

Até hoje a raça é muito utilizada por fazendeiros na Austrália e Estados Unidos, mas também é muito apreciada como animal de companhia em várias partes do mundo. Seu reconhecimento oficial pela Federação Cinológica Internacional (FCI) ocorreu apenas em 1989.

Características e comportamento

Descendentes de Collies escoceses e cães selvagens australianos, o Kelpie foi criado para atuar como cão de pastoreio
Reprodução/Pexels
Descendentes de Collies escoceses e cães selvagens australianos, o Kelpie foi criado para atuar como cão de pastoreio

O Kelpie é um cachorro de porte médio, pode pesar até 20 kg e tem grande elasticidade e resistência, graças às atividades físicas diárias – essenciais para a saúde de qualquer cão. A pelagem pode ter diferentes cores, como marrom, preto, castanho, fulvo, castanho e combinações entre cores.

Esse cão de pastoreio é também um ótimo cachorro de estimação, o ideal é que viva em ambientes mais espaçosos, mas pode se adaptar a casas menores, desde que suas necessidades e instintos sejam respeitados. Eles precisam de  atividades que estimulem física e mentalmente, ou precisarão compensar essa necessidade por conta própria – o que pode resultar em alguns móveis destruídos ou buracos pelo jardim.

Eles são cães inteligentes e apegados aos tutores, são obedientes e independentes, mas não devem ficar longos períodos sozinhos e podem ficar entediados com certa facilidade – o indicado é que gastem bastante energia para que não fiquem muito agitados enquanto os tutores estiverem fora.

Com estranhos, pessoas ou outros animais, a relação pode não ser muito boa, já que é uma raça territorialista, mas nada que um treinamento precoce e uma boa socialização  não ajudem.

+ 5 motivos importantes para passear com seu cão todo dia

Cuidados básicos

Com uma pelagem curta que pode ser áspera ou lisa, a raça conta com uma camada dupla de pelos que requerem uma  escovação ao menos duas vezes semanais para a remoção dos fios soltos, usando uma escova adequada.

Os banhos também podem ser regulares, com frequência mensal ou de acordo com a necessidade, pois esses cães costumam brincar e correr em ambientes abertos e acumulam sujidades pelo corpo.

Ao realizar a higiene do cão, é importante ter cuidado com os  olhos e orelhas , evitando possíveis doenças e infecções. Em dúvida, é indicado pedir ajuda de um  médico-veterinário.

+ Escovar os dentes é importante para a saúde dos pets

Saúde

Por serem cães muito ativos, costumam ter uma boa saúde, contudo a raça tem predisposição para algumas doenças genéticas, como displasias , abiotrofia cerebelar, criptorquidiaatrofia progressiva da retina  e anomalia do olho do Collie (AOC).

É indispensável levar o animal de estimação para um acompanhamento junto ao médico-veterinário, para garantir que possíveis doenças sejam identificadas precocemente, aumentando as chances de uma boa recuperação.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça mais  clicando aqui!

Conheça a comunidade do  Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!