Atrofia progressiva da retina

É comum que cães tenham problemas na região dos olhos, como conjuntivite ou olho de cereja. Essas infecções podem ser dolorosas e bem incômodas para os pets. A atrofia progressiva da retina é mais séria e exige um diagnóstico rápido.

Hereditário

Diferente das outras, a atrofia não tem cura e é degenerativa. A doença afeta os dois olhos e pode levar à cegueira. Normalmente a atrofia da retina acontece com cães até os 5 anos de idade. Por ser hereditária, o pet com essa condição não deve se reproduzir, para evitar que passe para futuras gerações

Linda Kazares/Unsplash

Pode levar à cegueira

A retina é uma das partes fundamentais do olho, é por meio dela que chegam impulsos nervosos ao cérebro, permitindo a visão. A degeneração das células pode gerar cegueira e pouco a pouco vai acabando o tecido da retina.

Madalyn Cox/Unsplash

Deformação natural

Genes recessivos transmitem essa enfermidade e só pode ser evitado sem a reprodução. A causa pode ser também uma deformação natural da retina. Além da retina, os cones e os bastonetes são essenciais.

T R Photography/Unsplash

Cones e bastonetes

Os cones permitem a visão das cores, de raios luminosos azuis, verdes e vermelhos, além da visão diurna, quando a luminosidade é alta. Já os bastonetes são pancromáticos, captando todas as cores. Além disso, é por causa dele que se tem visão durante a noite e tem-se noção do nível de luminosidade e do contraste.

Rebecca Campbell/Unsplash

Sinais da doença

A atrofia é silenciosa, pois não causa sintomas claros, sendo difícil identifica-la. A pista mais comum é o aumento no brilho dos olhos, devido à dilatação da pupila que aumenta de tamanho como reação dos olhos que, já prejudicados, buscam um recurso melhor para captar a luz.

madalyn-cox/Unsplash

O diagnóstico

Para isso é feito um exame chamado eletrorretinograma. Não é doloroso e o cão deve estar acordado para ser testado o quanto ele consegue enxergar as cores. O ideal é levar o cão a um oftalmologista. Visitas frequentes ao veterinário ajudam a prevenir o surgimento da doença

Undine Tackmann/Unsplash

Tratamento

Não há um tratamento próprio para isso, mas é possível oferecer algumas vitaminas terapêuticas. O melhor a fazer é tornar a vida do cão a melhor possível se a atrofia progressiva da retina implicar em cegueira.

Ryan Walton/Unsplash

Raças propensas a ter a doença

Qualquer cão pode desenvolver a doença. Porém, algumas raças específicas têm predisposição e precisam de atenção, como: Golden Retriever, Poodle, Cocker Spaniel, Collie, Schnauzer miniatura, Samoieda, Akita, Setter Inglês e Dachshund.

Apostolos Vamvouras/Unsplash