Escovar os dentes é importante para a saúde dos pets

O bem-estar e a qualidade de vida de cães e gatos está diretamente ligado à saúde bucal, da mesma forma que acontece com a nossa. Cuidar dos dentes é necessário para se livrar de bactérias, doenças na gengiva e o temido tártaro, que causam, além de tudo, aquele ‘bafinho’ comum dos pets

Perigos para a saúde

Se um pet já idoso apresenta mau hálito, é provável que ele já tenha alguma doença na gengiva ou nos dentes. A doença mais comum é a periodontal, que é o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Isso pode provocar também a gengivite e até a perda do dente. O pet sente desconforto, dor e, às vezes, até para de comer, pois a mastigação fica comprometida.

reprodução shutterstock

O problema pode se agravar

As bactérias formadoras da placa podem acabar atingindo também a corrente sanguínea, prejudicando órgãos como o coração, os rins e o fígado. Para um pet idoso, pode ser muito perigoso.

reprodução shutterstock

Escovar é prevenir

O recomendado pelos veterinários é que a escovação dos dentes seja diária, usando escova e creme especialmente feitas para os pets, jamais com os produtos usados por seres humanos. Os animais não são capazes de cuspir os resíduos que contém nesses produtos.

Shuttersock

Escovar não precisa ser tão difícil

Pensar em um cão ou gato aceitando que seus dentes sejam escovados pode parecer estranho, mas basta ter paciência e fazer que o pet associe o momento da escovação a algo positivo.

reprodução shutterstock

O primeiro passo

Antes de começar a escovação, apresente a escova ao animal e deixe que ele cheire, brinque e até morda, tudo o que possa fazê-lo associar o objeto a algo agradável vale – assim como oferecer recompensas. Depois coloque a escova na boca do pet, mas movimentando bem de leve.

shutterstock

Adquirindo o hábito

Quando o pet já estiver acostumado a escova, vá para o próximo passo. Acrescente o creme dental, pode ser encontrado em pet shops, com sabores agradáveis para os pets. Tente transformar o momento da escovação em algo divertido, se possível, acostume o animal desde filhote.

Uso de ossos e brinquedos

O comportamento natural dos cães de roer pode também ajudar a prevenir a formação da placa bacteriana e do tártaro, ainda que esses não substituam a escovação. Mas cuidado, ossos ou brinquedos muito duros podem causar fraturas nos dentes e agravar a situação do animal.

Precisa economizar?

É possível fazer a pasta de dente do seu em casa, confira algumas receitas!

reprodução shutterstock

Snacks e petiscos

Existem também outros produtos que ajudam na limpeza dos dentes, conheça!

O Canal do Pet está no Telegram!