Alguns animais de estimação precisam de alguns cuidados específicos ao longo da vida, seja em uma ração especial , medicamentos, cadeiras de rodas ou, até mesmo, o uso de óculos. Esse é o caso de um simpático chihuahua de 4 anos chamado Apolo Francisco Assis — nome dado em homenagem ao santo padroeiro dos animais.
O cãozinho que vive em Linda-a-Velha, em Portugal , usa óculos de proteção desde os três meses de vida, por recomendação de sua médica-veterinária . “A raça Chihuahua tem bastante sensibilidade à luz e ao vento e, por essa razão, e com recomendação da veterinária, ele usa óculos desde pequeno”, explica Ana Carona, tutora de Apolo, ao site Pets in Tonw.
“Quando o Apolo veio para a nossa família, eu não conhecia muito bem a raça e eu pesquisei para conseguir cuidar dele da melhor forma. A veterinária sempre foi um grande apoio no crescimento e desenvolvimento do Apolo”, acrescenta a tutora.
Hoje, disse a tutora, existem muitas lojas e petshops que vendem produtos variados para animais, principalmente pela internet, por isso não é necessário pedir que se faça um acessório sob encomenda. “Adquiro os óculos e vários adereços desta forma, tornando o processo mais rápido e econômico”, contou.
Apolo não é o único animal de estimação de Ana Carona, tendo outros cães, gatos e até um porquinho-da-índia. Ela conta que, quando criança, gostava de visitar o consultório de um primo, que era veterinário. “Sempre tive uma grande paixão por animais desde que nasci”, disse.
“Eu era cabeleireira. Quando me casei, optei por me dedicar aos meus filhos e à minha família. Nesse tempo, tive várias raças de cães. Cheguei a adotar cães e a comprar alguns também. Adotei uma cadela Husky que estava para ser sacrificada, e consegui salvá-la. Ela fez parte da nossa família durante cerca de 10 anos”, aponta. Ela esclarece que seu amor não é apenas por cachorros. “Já tive gatos, pássaros, tartarugas, entre outros animais de pequeno porte.”
Apolo e sua família pet
Apolo é o único chihuahua de uma família de quatro cães, todos da raça Spitz Alemão . Ana conta que todos já venceram o primeiro lugar na competição Canina Internacional de Lisboa -Winner, mas Apolo nunca pôde participar, por ser um cão sensível, ficando assustado à presença de muitas pessoas.
Ana Carona conta que passeia muito com Apolo pela região em que mora, e ele chama bastante atenção por estar sempre de óculos. Como também tem casa Borba, distrito de Évora, costuma passar algumas temporadas por lá, com Apolo e seus outros animais de estimação.
E quem passa por Apolo, já sabe: ele está sempre com seus óculos estilosos e, às vezes, até um chapeuzinho para o proteger do sol ou um casaco quando está mais frio. O cãozinho adora tirar fotos e está muito habituado a isso. Faz até poses para que a tutora consiga os melhores registos.
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.