Cães com medo

É comum que alguns cães sintam medo de pessoas e isso pode ser ocasionado por experiências traumatizantes (maus-tratos), genética, falta de socialização e outros. Muitos donos não saem com os pets para passear e isso pode prejudicar a convivência dos animais com outras pessoas.

Como fazer o pet perder o medo

O primeiro passo é ter consciência que o pet pode demorar a perder o medo de pessoas e que pode demandar bastante treino e paciência. Tente identificar se o cão tem medo de qualquer pessoa ou se está direcionado a alguém específico.

Ishidako/Istock

O que ou quem causa o medo

Além disso, veja se ele tem medo quando tomam alguma atitude ou fazem algum movimento brusco. A partir desse diagnóstico, será possível aplicar o treinamento adequado.

Pixabay/harmonicafat

O dono da casa

Em algumas situações, o cão age de forma “reativa” simplesmente por achar que é o líder da casa e que precisa controlar as visitas que chegam. Nesse caso, exercícios de limites podem melhorar esse comportamento.

Reprodução/ Shutterstock

Truques básicos

Praticando comandos de obediência como: fazer o cão esperar para sair pela porta ao ir passear, sentar para receber algo, jogar algo no chão e impedir que ele pegue, entre outros comandos (se possível, contrate um profissional habilitado para instruí-lo).

reprodução shutterstock

Suborno canino

Em outros casos, é importante iniciar um treinamento que permita que o cão associe a presença de pessoas a coisas positivas. Você pode fazer isso jogando um petisco para ele sempre que a visita estiver presente, sem ficar olhando e chamando a atenção do pet.

shutterstock

Apenas observe

Espere que o pet se aproxime, mesmo que depois de algum tempo, para pegar o petisco. Mostre entusiasmo sempre que ele demonstrar interesse em se aproximar.

shutterstock

Conquiste pelo estômago

O apetite do seu cachorro fará toda a diferença, por isso é muito importante controlar a alimentação e utilizar recompensas mais gostosas apenas nos momentos de treino.

reprodução shutterstock

Deixe acontecer no tempo dele

Nunca force a interação do seu cão com a visita: deixe que ele tome a iniciativa de se aproximar para pegar a recompensa de forma gradativa.

shutterstock

A prática leva à perfeição

Repita o processo, de preferência, todos os dias e com diferentes pessoas (amigos e familiares) para que o animal perca o medo de pessoas aos poucos de se aproximar.

reprodução shutterstock