Gus usando seus óculos especialmente adaptados
Reprodução/Arquivo pessoal
Gus usando seus óculos especialmente adaptados

Um  Border Collie aventureiro chamado Gus quase ficou cego quando ainda era apenas um filhote. O cachorro, hoje com 3 anos, foi diagnosticado com uma doença ocular rara chamada Pannus, que afeta a córnea do olho e piora quando é exposta à luz solar.

A suspeita de que algo estava errado começou quando a tutora Chloe Godliman percebeu uma mancha rosa no canto do olho esquerdo de Gus no verão de 2021 e o levou ao veterinário.

Chloe e seu marido, Joe, que moram em Oban, na Escócia, foram informados de que a condição de Gus era incurável e poderia causar cegueira ao cachorro se não fosse tratada.

Chloe viu uma mancha rosa turva no canto do olho esquerdo do cachorro enquanto o abraçava
Reprodução/Arquivo pessoal
Chloe viu uma mancha rosa turva no canto do olho esquerdo do cachorro enquanto o abraçava

O casal ficou devastado “não podíamos acreditar no que estava acontecendo”, disse Chloe ao Daily Record. Mesmo com o diagnóstico veterinário, Chloe decidiu pesquisar sobre a doença por conta própria, até que descobriu uma empresa chamada Rex Specs, que vende óculos de proteção ocular com proteção UV que bloqueia 99,9% dos raios nocivos.

Os óculos são projetados especificamente para cachorros com Pannus e Chloe, que é técnica de laboratório médico, disse que sem eles, Gus não poderia sair de casa pelo resto da vida.

“Ele é um membro da família, então me livrar dele nunca seria uma opção, então tivemos que descobrir algo”, disse ela. “Os óculos são brilhantes. Graças a eles, sua condição não piorou e ele pode desfrutar de passeios ao ar livre.”

Obviamente, Gus atrai muita atenção por onde passa, e seus tutores frequentemente precisam explicar às pessoas que os óculos são por motivos médicos.

O Border Collie não é afetado por usar seus óculos de proteção e Chloe afirma que “parecer legal é só um bônus”.

Mas o uso de óculos não é o único tratamento para a condição de Gus, ele também foi prescrito gotas de esteroides que ajudam a reduzir as lesões em seu olho. O tratamento não cura o Pannus, mas interrompe a progressão e pode reverter algumas alterações.

Graças aos óculos de proteção, o Border Collie agora se junta a Chloe e Joe em caminhadas, passeios caiaque e até trilhas de mountain bike.

* Olá, amigo leitor! Você tem alguma história curiosa e divertida com o seu pet? Conta para a gente, quem sabe ela não aparece por aqui? Mande um e-mail para: canaldopet@igcorp.com.br

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!