O Aidi é uma raça de cachorros originária do Norte da África , mais precisamente no Marrocos , onde acompanhava pastores berberes da região das Montanhas do Atlas, que remete às suas origens, sendo também conhecido como o Cão das Montanhas do Atlas, ou simplesmente Cão do Atlas.
Apesar de ser visto como um tipo de cão pastor, na verdade, o Aidi nunca trabalhou como um guia para os rebanhos, mas sim como um protetor contra os ataques de possíveis predadores.
Por ser muito antiga, não há muitos registros sobre sua origem, mas especialistas acreditam que esses cães tenham sido criados pelos povos fenícios, responsáveis pela criação de outras raças mais conhecidas, como o Faraó Hound e o Basenji.
Atuando por muitos anos como cão de proteção para rebanhos e até propriedades, com o tempo o Aidi passou a ser criado mais como um animal de companhia, o que aumentou ainda mais a sua popularidade na região.
Essa popularidade se mantém até hoje, sendo uma raça muito comum em sua região de origem, embora seja pouco conhecia no resto do mundo.
O Aidi teve seu primeiro registro oficial em 1963, porém com uma classificação equivocada, sendo nomeado como Atlas Sheepdog. Já em 1968, foi devidamente registrado como pela FCI (Federação Cinológica Internacional), embora seu padrão definitivo tenha sido publicado apenas em março de 2003.
Características e comportamento
O Aidi é um cão de porte médio para grande, podendo medir até 62 centímetros e pesar cerca de 45 kg. A pelagem densa serve como proteção para o sol intenso e para temperaturas mais baixas. A estrutura física é adaptada para os terrenos acidentados das regiões montanhosas, o que faz dele um cãozinho muito resistente.
Como bom protetor, o Aidi é um cachorro muito fiel e afetuoso aos seus tutores, mas pode ser bastante desconfiado com pessoas estranhas e animais fora de seu convívio. Por isso é muito importante uma boa socialização desde filhote, com passeios em locais públicos.
A convivência com crianças costuma ser muito boa, o Aidi pode ser um grande companheiro para os pequenos.
Cuidados básicos
Com uma pelagem que serve para proteção contra diferentes níveis de temperatura, do calor ao frio intenso, o Aidi troca de pelos duas vezes ao ano, o que resulta em uma queda intensa e exige escovações diárias.
Fora do tempo de muda, as escovações devem ser feitas ao menos duas vezes por semana, para evitar nós e remover os fios soltos, mantendo o pet com uma boa aparência.
Os banhos devem ser dados com moderação, pois a raça tem uma camada de óleo natural na pelagem que é de extrema importância para sua proteção e não deve ser removida.
A higienização dos ouvidos deve ser feita com maior frequência, usando um pano úmido e limpo para remover excesso de sujeira, pois tendem a desenvolver fungos, devido ao formato de suas orelhas que o faz reter a umidade.
Saúde
Para manter o Cão das Montanhas do Atlas com a saúde em dia, é fundamental que ele possa praticar atividades físicas com frequência, com passeios diários e brincadeiras que o estimulem mentalmente. O mais indicado é que esse pet viva em casas com quintais espaçosos.
Como todo animal de estimação, o Aidi está propenso a sofrer com problemas de saúde, entre eles alguns comuns em cães de grande porte, com displasia de quadril , cotovelo e luxação da patela, a torção gástrica , entre outras.
Para evitar esses e outros possíveis problemas de saúde, é indispensável manter uma rotina de rotina de consultas ao médico-veterinário.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Clique aqui e saiba mais!
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.