A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios
Reprodução/Patas Para Você
A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios

Quando uma criança ganha um animal de estimação, com ele vem também um companheiro. Os pets animam o ambiente, fazem companhia, ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

As estatísticas mostram que as crianças que têm cães aprendem a falar mais rápido do que as que não têm. Muitas vezes, o nome do animal é a primeira palavra que se aprende a dizer. O convívio estimula a sociabilidade, colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda no equilíbrio, pois o pet estimula a criança a correr pela casa.

Há diversos estudos que comprovam que, ao acariciar um cachorro, o corpo produz endorfinas, que reduz a ansiedade. Para os adultos, cuidar de uma criança e de um pet pode ser um desafio e tanto, mas as vantagens, quando colocadas na balança, mostram que os benefícios da convivência superam o receio da bagunça.

O Canal do Pet, junto à associação de proteção animal Patas Para Você, traz sete boas razões para estimular essa convivência.

Aumenta a autoestima

A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios
Reprodução/Patas Para Você
A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios

É comum notar o aumento da afetividade das crianças que convivem com cães, justamente porque os cachorros costumam ser carinhosos. Esse comportamento faz com que os pequenos se tornem também mais afetivos, o que contribui para o desenvolvimento e a melhora da autoestima.

Além disso, os cachorros aceitam as crianças como elas são e jamais serão julgadas pela sua cor, temperamento ou alguma necessidade especial. É uma simples troca de amor e companhia.

Promove a união familiar

Com um novo habitante na casa, o animal se torna responsabilidade de todos os membros da família. As tarefas e cuidados com os cães ou gatos são compartilhadas e as crianças adoram participar, o que constrói um ambiente colaborativo e se fortalece a união familiar. O fato de ter que alimentar o pet, cuidar dele, faz com que eles também cresçam sendo mais responsáveis.

Combate o sedentarismo

Tem que correr! Ao levar o cachorro para passear ou sair procurando o gato pela casa, a criança vai gastar energia e fazer com que a criança tenha uma vida menos sedentária. Mesmo que demandem apenas alguns minutos do dia, essas atividades contribuem para o bom desenvolvimento muscular e reduzem o risco de obesidade infantil. 

Você viu?

Fortalece a imunidade

Um  estudo realizado pelo Hospital Universitário Kuopio, na Finlândia, avaliou 397 crianças nascidas no hospital entre setembro de 2002 e maio de 2005 durante seus primeiros anos de vida. Durante a pesquisa, foi constatado que as crianças que tinham contato com cães desde cedo apresentavam menos infecções no ouvido, entupimento de nariz e tosse.

Outro estudo da Universidade da Suécia, com 650 mil crianças , apontou que as que convivem com cachorros em casa têm menor probabilidade de desenvolver asma. É claro que, se o pequeno for alérgico, é preciso consultar um pediatra, para saber se é boa ideia adotar o animal.

Estimula a sociabilidade

Outro benefício apontado por especialistas é o estímulo a atitudes mais positivas e a interação com as pessoas no dia a dia. Os pets, em geral, ajudam a desenvolver a solidariedade e prepara a criança para conviver com outras pessoas, especialmente no ambiente escolar.

Combate a ansiedade infantil

Uma  pesquisa da Universidade da Flórida, com cerca de 100 famílias com cachorros, colocou alguns testes de fala e de lógica para as crianças. Elas foram escolhidas de forma aleatória para participar do estudo, na companhia de seus pais, pets ou sozinhos.

O resultado mostrou que as crianças que estavam com seus cães, no momento dos testes, se comportaram de maneira mais tranquila e apresentaram menores níveis de estresse ao responder às questões. A convivência faz ainda com que elas aproveitem mais o momento e se sintam menos solitárias.

A rotina fica mais divertida

Principalmente em tempos de isolamento, os pets podem ajudar de forma positiva a distrair e divertir as crianças. Ao brincar com um cachorro ou um gato, por exemplo, a criança passa a ficar mais tempo no quintal, no jardim, ou reunida com a família em diversos ambientes da casa. Com os brinquedos certos, é possível facilitar ainda mais esse convívio. As brincadeiras com os pets garantem boas risadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!