Patrícia e o marido Mateus, pai de pet, em passeio com os filhos caninos, Armandinho e Nina
Reprodução/Instagram
Patrícia e o marido Mateus, pai de pet, em passeio com os filhos caninos, Armandinho e Nina

Quem acompanha o mundo dos animais de estimação sabe que os pets fazem cada vez mais parte das famílias, não somente por serem considerados como “membros”, mas também porque ajudam seus tutores de diversas formas, seja como uma simples companhia, ou até mesmo como  animais de terapia e suporte emocional .

Devido a isso, muitos tutores estão sempre levando seus amados pets para todos os lugares, mesmo em viagens mais longas. Neste dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo, e os animais certamente fazem parte disso.

Recentemente o país acompanhou a história da cadela Estopinha, animal de estimação do veterinário e comportamentalista Alexandre Rossi , que morreu aos 14 anos, na última quarta-feira (20). Em suas redes sociais, Alexandre ressaltou a importância de aproveitar ao máximo todos os momentos ao lado dos animais de estimação, que têm uma  expectativa de vida muito menor do que a dos humanos.

O casal Patrícia e Mateus, criou o perfil “ Eu, Você e os Pets ” nas redes sociais, para compartilhar o dia a dia com seus dois cães de estimação, Armandinho e Nina, se dedicando a visitar cidades de todo o país em busca de lugares  pet friendly.

O principal objetivo dessas descobertas, segundo Patrícia, é incentivar o turismo pet e ajudar os tutores a encontrarem as melhores opções, evitando assim “passar perrengue” durante as viagens. “Cenário muito diferente do que podemos observar nos dias de hoje”, afirma.

Uma família multiespécie

Os cachorrinhos Armandinho e Nina da página Eu, Você e os Pets
Os cachorrinhos Armandinho e Nina da página Eu, Você e os Pets
Patricia e Mateus, do Eu, Você e os Pets, com os cachorrinhos Armandinho e Nina
Patricia e Mateus, do Eu, Você e os Pets, com os cachorrinhos Armandinho e Nina
Patricia e Mateus, do Eu, Você e os Pets, com os cachorrinhos Armandinho e Nina
Patricia e Mateus, do Eu, Você e os Pets, com os cachorrinhos Armandinho e Nina


Há 7 anos, quando começaram, a família influenciadora multiespécie , vem acompanhando de perto o crescimento deste mercado que deixou de ser uma tendência e se tornou realidade.

“Anos atrás, era muito difícil encontrar um hotel que permitisse levar os cachorros e que a cidade ainda tivesse atrativos pet friendly, hoje em dia o cenário é outro. E os números não mentem!”, afirma o casal.

Somente no primeiro semestre de 2023, o Airbnb  registrou um aumento de mais de 100% em noites reservadas por hóspedes acompanhados de animais de estimação no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2022.

Além disso, de acordo com a Air Europa Líneas Aéreas, o ano de 2022 registrou um aumento de 271% na quantidade de pets em aviões, comparado a 2019 (ano anterior ao início da pandemia de Covid-19).

“Nesse mesmo ano o Governo do Estado de São Paulo lançou o projeto ‘ Guia Pet friendly ’ para incentivar as cidades e estabelecimentos a receberem os pets, que estreou com mais de 150 locais cadastrados”, comenta o casal, que acompanha de perto esse cenário.

Além disso, as cidades de  Santos e São Vicente no litoral paulista, Rio de JaneiroNatal (Rio Grande do Norte) e o estado de  Pernambuco atualizaram suas leis, permitindo o acesso de cães em  faixas de areia na praia.

Prefeituras vêm investindo em consultorias especializadas para incentivar os empresários a tornarem seus negócios, como hotéis , restaurantes e shoppings em um espaço pet friendly. O turismo pet está movimento a economia no país.

“Por isso, nós fomos convidados a participar do WTM Latin America , o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, que esse ano abordou o turismo pet friendly”, conta o casal.

“É possível aproveitar muito na companhia dos bichinhos de estimação! Atualmente existem hotéis e pousadas que oferecem piscina exclusiva para cães, café da manhã com cardápio pet e spa pet para o tutor dar banho e secar”, afirma Patrícia.

“Há ainda os hotéis que têm nas áreas de lazer um Parque Pet , que é um espaço cercado com brinquedos e obstáculos para os cachorros ficarem soltos. Em algumas cidades, é possível praticar rafting dog, stand-up, fazer trilhas e viver muitas outras aventuras ao lado dos nossos bichinhos.”

Ela lembra ainda que, em viagens de motorhome , é possível entrar em  parques temáticos pet friendly pelo Brasil e, nos Estados Unidos , os parques da  Disney oferecem estrutura para receber os animais de estimação de seus visitantes.

“O turismo pet friendly está cada vez mais forte e isso mostra que é possível aproveitar bons momentos na companhia dos bichinhos!”, finaliza.


Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!