Quais documentos o seu pet precisa ter?

Os animais de estimação também precisam ter uma documentação. Tudo isso é importante para garantir a verificação de que a saúde de cães e gatos estejam em dia, que sejam encontrados caso se percam ou para evitar perrengues na hora de viajar.

Carteira de Vacinação

É o documento mais importante. É nele que estão registrados todos os dados de vacinas e vermífugos que o pet tomou na vida. Costuma ser emitido quando o pet vai tomar a primeira dose da vacina. É um documento obrigatório e exigido para viagens e diversos estabelecimentos.

B J BJ/unsplash

Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos

O “Passaporte Pet” é obrigatório para viagens nacionais e internacionais. Pode ser emitido gratuitamente em unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional ou Secretaria de Defesa Agropecuária. O pet precisa estar microchipado e com carteira de vacinação atualizada, atestado de saúde e CVI.

Divulgação

Certificado Veterinário Internacional (CVI)

O CVI é útil para países onde o Passaporte Pet não é aceito. Para emitir o documento o tutor deve preencher o Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia e apresentar carteira de vacinação e atestado de saúde do pet. Pode demorar de 30 a 120 dias para ficar prontos e deve ser renovado a cada viagem.

Alexander Andrews/Unsplash

Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)

Documento exigido para viagens internacionais do animal como uma forma de garantir que o pet está em perfeitas condições de saúde. O tutor deve buscar uma unidade do Vigiagro com toda a documentação do pet em dia. Basicamente, CVI e CZI têm a mesma função.

Andrew Spencer/Unsplash

Registro Geral Animal (RGA)

Um documento obrigatório para cães e gatos de toda a cidade de São Paulo. Criado em 2001, tem o objetivo de ajudar na identificação e recuperação de pets perdidos. Em 2021 foi lançada uma versão digital que pode ser solicitada por meio do Portal SP156. É necessário RG, CPF e comprovante de residência atualizado do tutor e foto e comprovante de vacinação do pet.

Tucker Good/Unsplash

Pedigree

Documento oficial que atesta a linhagem do animal e informa se ele é de raça pura ou não. O documento funciona, basicamente, como uma árvore genealógica do pet, evitando que animais consanguíneos sejam cruzados.

Maksim Gonchareno/Pexels

Certidão de nascimento

Cães e gatos podem ser registrados em cartório, como uma espécie de certidão de nascimento, constando nome e sobrenome, informações sobre a raça, vacinas, e até a cor. É válido em todo o território nacional e serve para provar “paternidade” do tutor e até mesmo em disputas judiciais em casos de divórcio.

Chris Abney/Unsplash

Para quem vai viajar

Para viajar com o animal de estimação, ter toda a documentação organizada é fundamental. Mas esse não é o único cuidado. Seja de carro, ônibus ou avião, veja como levar o seu pet com segurança!

Egor Gordeev / Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre e relembre curiosidades interessantes do universo dos pets diretamente no seu celular.

Yaroslav Shuraev/Pexels