5 dicas para ir ao parque com o seu cão

Um parque para cães pode ser um local divertido para passar um tempo com o seu pet, além de conhecer novas pessoas e outros animais. Contudo, nem sempre esses locais são garantia de diversão, quando não se sabe o que está fazendo.

Pense por que você está indo lá em primeiro lugar

Se a intenção principal ao pensar em ir a um parque para cães for o de exercitar ou socializar o pet, pense de novo! Os parques para cães devem ser um complemento das atividades diárias do pet e não a fonte primária delas. Caso pense em apenas deixar o pet se divertindo pelo local e relaxar, não vá. O cão precisa da atenção e supervisão constante do tutor.

shutterstock

Exercite o cérebro e o corpo do seu cão antes de chegar

Pode soar estranho, mas é importante gastar energia com o pet antes de ir ao parque, além de estimular a mente do cão com exercícios e comandos específicos, como “senta” e “fica”, além de oferecer petiscos para que ele entenda que será recompensador estra ao lado do tutor. Levar um pet empolgado e cheio de energia para gastar em um local com diversos outros cães pode causar alguns problemas.

reprodução shutterstock

Saia ao primeiro sinal de problema

Mesmo que tenha feito tudo certo para garantir a própria segurança e a do seu pet, é preciso ter em mente que nem todo mundo fará o mesmo. Mesmo que o seu pet esteja no meio de uma brincadeira saudável e divertida, ao notar que outro cão pode ser a fonte da confusão, saia o quanto antes, mesmo que tenha chegado há pouco. Melhor sair cedo e ir para casa do que para uma clínica veterinária.

reprodução shutterstock

Entenda como o seu pet se comporta em grupo

Antes de ir para um parque de cães, pense em como o seu pet se comporta em situações sociais. Como o cão age quando se depara com outros cães durante um passeio. Ele fica nervoso ou tenta arrumar encrenca? Observando esses sinais talvez chegue à conclusão de que levar o pet a um parque pode não ser a melhor das ideias.

reprodução shutterstock

Estude a linguagem corporal dos cães

Uma das coisas mais importantes é entender os sinais que o seu cão te dá sobre como ele está se sentindo. Observe a altura e o abanar da cauda, posição das orelhas, entre outras. Entenda quando o seu pet está animado para brincar, quando ele está tenso ou até mesmo agressivo.

reprodução shutterstock

O mesmo vale para outros cães

Entender o seu pet ajuda, mas não é o suficiente. Observe também aos outros cães no parque para ter ideia de quais podem vir a ser um problema.

Solange Cestero

Um local mais seguro

Depois de estudar a linguagem corporal dos cães, você será capaz de olhar para um parque canino sob uma nova perspectiva, avaliando o humor de outros cães presentes e, portanto, o nível de segurança.

Reprodução Pinterest

Antes que se torne um problema

Você poderá ver e interromper os problemas antes que eles aumentem. E o mais importante, seu vínculo com seu cão crescerá e se fortalecerá à medida que você entender melhor o que ele está lhe dizendo e, assim, podendo corresponder a necessidade do pet.

reprodução shutterstock