Quando estiver passeando com o cachorro, tenha a atenção sempre voltada para o pet
Pixabay
Quando estiver passeando com o cachorro, tenha a atenção sempre voltada para o pet

Deixou de ser algo incomum ver na TV e nas redes sociais histórias de tutores que tiveram animais de estimação roubados, seja durante um passeio ou mesmo dentro das próprias casas. A venda irrestrita desses bichos faz com que muitos pets, principalmente de raças pequenas como Shih-Tzu, Maltês e Yorkshire Terrier sejam muito visadas entre os ladrões.

Alguns ladrões usam os cães para conseguir dinheiro como forma de resgate, oferecido por muitos tutores que ficam desesperado para ter o animal de estimação de volta, ou para usar os peludos – especialmente fêmeas – para reprodução, a fim de vender os filhotes.

Devido ao aumento na procura por animais de estimação durante a pandemia e ao aumento resultante nos preços, os criminosos estão vendo o roubo de cães como uma maneira fácil de ganhar muito dinheiro. Desta forma, vale também ressaltar a importância de, caso prefira comprar um pet em vez de adotar, pesquisar a origem do pet e se o vendedor se trata de um criador confiável.

Identificação

Cachorro, por mais bonzinho que seja, deve estar sempre na coleira com guia.
shutterstock
Cachorro, por mais bonzinho que seja, deve estar sempre na coleira com guia.

Algo muito importante, não somente para proteger o pet de furtos, mas também para ajudar na identificação caso o animal se perca, é ter uma coleira com as credenciais do animal. Coleiras com identificações contendo o nome do tutor e os dados para contato, alguns especialistas indicam não colocar o nome do pet, por facilitar que criminosos atraiam o animal chamando pelo nome.

Entre as identificações, é indicado informar que o cão já está castrado, isso já diminui em muito a probabilidade do pet ser roubado, considerando que o principal interesse no furto do animal não existirá. Além do mais, a castração ajuda a evitar uma série de doenças, como o câncer de mama.

O tutor sempre deve ter fotos do pet de todos ângulos possível, para ajudar na identificação, se necessário. Caso seja um animal que tenha o pelo tosado de vez em quando, vale ter as fotos com o pet com os pelos mais longos e mais curtos. O tutor deve anotar também marcas pelo corpo do animal que possam identificá-lo.

Além das fotos do pet sozinho, ter selfies com o animal para provar que é o verdadeiro dono também serão importantes.

Cuidado mesmo que esteja em casa

Mantenha o portão sempre trancado e o cão sempre em locais visíveis, não deixe o pet esquecido do lado de fora sem nenhum tipo de vigilância. Jardins frontais com muros baixos ou grades e portões que sejam fáceis de pular são particularmente vulneráveis aos ladrões de cães.

Caso seja possível, coloque campainhas ou sinais que façam barulho caso alguém abra o portão, além de câmeras de vigilância com sensor de movimento.

Durante os passeios

Passear acompanhado é sempre mais seguro
Pixabay
Passear acompanhado é sempre mais seguro

Quando estiver passeando com o cãozinho e algum estranho começar a fazer perguntas sobre o pet, abaixando para fazer carinho no animal ou mesmo diminuindo a velocidade do veículo ao seu lado, mantenha a distância. Evite fazer o mesmo caminho todos os dias, ou mesmo o horário do passeio. Passar sempre no mesmo lugar e na mesma hora pode facilitar muito a vida de alguém interessado em levar o pet.

Se for possível, evite caminhar sem companhia, além de ser mais descontraído ir com mais alguém para os passeios – para o tutor e para os cães – será mais seguro.

Mantenha a atenção no caminho o tempo todo, evite ao máximo distrações com celulares, mesmo que seja para tirar fotos dos pés durante a caminhada ou do pet curtindo o caminho.

Caso precise parar para comprar algo, jamais deixe o pet sozinho do lado de fora, não importa o quão seguro possa parecer a vizinhança – lembrando que alguns animais são roubados pelo portão de casa – isso torna o cãozinho um alvo fácil para pessoas mal-intencionadas.

(continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Leia Também

Nunca deixe um animal de estimação sozinho dentro do carro
shutterstock
Nunca deixe um animal de estimação sozinho dentro do carro

Caso tenha saído de carro, nem pensar em deixar o pet sozinho dentro do veículo. Além de ser muito perigoso para saúde do pet, isso coloca a vida do animal em risco e caracteriza até mesmo maus-tratos. O animal pode ser roubado facilmente por um ladrão – que poderá inclusive levar até o carro junto.

“O meu cachorro é bonzinho, não preciso nem de coleira!”. Muitos tutores têm esse pensamento e não poderiam estar mais errados. Caso queira dar um pouco mais de liberdade ao pet, use guias mais longas, mas jamais deixe-o completamente solto. Mesmo que o pet seja do tipo bonzinho que sempre está ao lado do tutor, algo inesperado pode acontecer e assustar o cachorro, fazendo ele fugir e correr o risco de se perder ou mesmo ser atropelado.

No Brasil, este tipo de item ainda é raro – e caro – mas considere por microchip no pet, o que ajudará a identificar o animal caso ele se perca. Outro item interessante também é o uso de  coleiras com rastreadores GPS,  dessa forma será mais fácil encontrar o pet onde ele estiver caso se perca.

Redes sociais

Jamais deixe seu cachorro sozinho do lado de fora de estabelecimentos. Um pequeno lapso de atenção e seu canino pode ser furtado
reprodução shutterstock
Jamais deixe seu cachorro sozinho do lado de fora de estabelecimentos. Um pequeno lapso de atenção e seu canino pode ser furtado

É praticamente irresistível não encher o Instagram ou Facebook com as fotos do bichinho, mas cuidado! Evite colocar nas redes sociais informações desnecessárias como o endereço onde mora e local de trabalho visíveis para qualquer pessoa. Por mais difícil que seja hoje em dia, toda a privacidade é pouca.

Quando for até algum lugar a passeio, não informe que esteve por lá até que já tenha chegado em casa. Quando postar as fotos, se possível, desfoque placas ou marcas que possam identificar a localização.

Caso algum desconhecido virtual comece a fazer perguntas sobre o animal, como idade, sexo ou raça, ligue o alerta e desconfie.

Deixar o pet sob os cuidados de outra pessoa

Todo o cuidado possível caso precise deixar o pet sob os cuidados de outra pessoa, seja durante uma viagem ou caso precise de um passeador para caminhar com o pet. Quando isso não for possível por qualquer razão.

O indicado é sempre procurar uma empresa com renome e qualificação no mercado, o tutor deve sempre ler todas as referencias antes de contratar os serviços. Além de cuidar do animalzinho de estimação, a pessoa terá acesso à casa.

O pior já aconteceu, o que fazer?

Algumas raças são mais visadas por ladrões
reprodução shutterstock
Algumas raças são mais visadas por ladrões

Não pense duas vezes: caso haja qualquer suspeita de que o pet foi roubado, o tutor deve ligar imediatamente para a polícia. Importante pedir que o registro seja feito como roubo e não como animal perdido.

Caso o  animal tenha o microchip,  é importante atualizar os dados indicando o roubo, caso alguém tente realizar qualquer alteração nos dados do chip, o tutor será avisado.

O tutor deve ir aos locais que costuma passear com o pet e perguntar às pessoas próximas se alguém viu o pet por ali, ou pedir que o avisem caso o encontrem no futuro.

Faça pôsteres com a foto do cachorro e coloque em áreas próximas de onde mora, ou em lugares onde o pet possa ter ido em caso de fuga. Além disso, leve as fotos para locais como clínicas veterinárias e petshops.

Informe o desaparecimento ou roubo do animal nas redes sociais e peça ajuda aos amigos para também compartilharem. Informe a perda no maior número possível de sites/perfis em redes sociais dedicados a animais desaparecidos.

Entre em contato com abrigos de animais da cidade, assim como ONGs de proteção animal, para saber se alguém não encontrou o animal perdido e o levou para um desses locais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!