Procura-se cão perdido

Chegar em casa depois de um dia de trabalho é algo especial com a recepção calorosa de um cãozinho. Mas se acontece algo de errado e, por algum motivo, o pet desaparece, fica um vazio e a rotina do tutor passa a ser procurar o cachorro perdido.

Aumente as chances de encontrar seu amigo

Na hora do desespero a procura do cachorro perdido pode não ser feita de uma forma eficaz e, como o tempo é um fator muito importante nesses casos, é preciso manter a calma e seguir alguns passos.

Logo após o desaparecimento

No momento em que perceber que o animal desapareceu, é importante lembrar quanto tempo já passou desde a última vez que foi visto e onde ele estava. Calcule então a distância que ele pode ter percorrido e monte um trajeto pelas redondezas para procurá-lo.

Identifique o cachorro

Se houver mais de uma pessoa para ajudar na busca do cachorro, monte um trajeto para cada uma para aumentar as chances. Saia de casa de carro ou a pé chamando pelo nome do cão por todo o percurso. Se tiver alguma foto fácil, leve junto e mostre para quem encontrar no caminho.

No dia seguinte

Se a primeira busca do cachorro perdido não tiver surtido efeito, é hora de tomar outras atitudes. Faça cartazes e pequenos panfletos com a foto do cachorro, nome, características e os contatos do dono, imprima e distribua pela vizinhança.

Pergunte para todo mundo

Porteiros de prédios, vizinhos, carteiros, motoristas de ônibus, lixeiros e pessoas que andam constantemente pelo bairro podem ser peças importantes na busca, entregue panfletos para essas pessoas. Além disso, cole cartazes em postes, supermercados, igrejas, pet shops e farmácias da região.

Nunca desista de procurar

A maior parte dos bairros ficam mais calmos no período da noite, essa pode ser uma boa hora para a busca do cachorro. Esteja sempre atento, o animal pode retornar para a casa e ir embora novamente caso não encontre uma forma de entrar.

Algum tempo depois

Mantenha sempre contato com canis e pet shops que o seu animal possa ter sido levado se encontrado. Caso acredite na possibilidade de ele ter sido roubado ou raptado, vá até a polícia e registre um boletim de ocorrência.

Redes sociais

A internet também pode te ajudar nessa missão. As redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok podem ser meios de espalhar o anúncio que produziu. Acesse constantemente sites de adoção de animais, a maioria deles são cachorros resgatados da rua

Tecnologia ao seu favor

Existem sites específicos para cachorros perdidos. Mantenha-se conectado e boa sorte na busca. Considere a aplicação de um chip para localiza-los, pode ser uma boa forma de prevenção.