A raça Russian Toy tem origem no século 18.
Divulgação/ American Kennel Club
A raça Russian Toy tem origem no século 18.

A história do Russian Toy remonta ao século 18, quando o Toy Terrier inglês chegou à Rússia, em uma época que a importação da raça era popular. As socialites russas daquele tempo adoravam esses cães devido ao seu pequeno tamanho e temperamento animado e tornou-se bastante elegante aparecer em público com um pequeno terrier bem comportado em eventos sociais, como a ópera, por exemplo.

Já no início do século 20, a quantidade desses cães na região cresceu e a raça deixou de ser uma raridade, mas ainda mantendo o status de prestígio. A Revolução Russa de 1917 quase exterminou o Russkiy Toy - como também é conhecida a raça -, já que a criação de cães para companhia foi interrompida.

O primeiro registro oficial para as duas variedades da raça aconteceu em 1966. Em 2006, com a adição do Russian Toy à lista de raças reconhecidas da Federação Cinológica Internacional (FCI), o “Terrier”  foi retirado do nome da raça e desde então ela passou a se chamar como conhecemos.

A raça não chega a atingir os 3 kg, e mede até 26 cm, sendo que alguns dos Russian Toys não chegam nem aos 20 cm – o que torna a raça uma das menores conhecidas do mundo. Esses cães podem viver entre 10 e 12 anos.

A personalidade do Russian Toy


O Russian Toy é um cão de porte pequeno e animado, com pernas longas, ossos finos e músculos magros. Eles são ativos e alegres, além de terem uma inteligência aguçada e um vontade natural em agradar.

Esta raça adora se aconchegar e estar perto de seus tutores humanos. Embora prefiram ficar um pouco distante de pessoas estranhas, eles não são covardes  e nem agressivos .

Caso um tutor tenha o interesse em adotar um Russian Toy, precisa se preparar porque ele vai correr por toda a casa e quintal perseguindo brinquedos e pequenos bichos. 

Cuidados básicos com a higiene

O Russian Toy tem variedades que apresentam pelos compridos e curtos. Os de pelo comprido requerem maior atenção aos cuidados da pelagam devido ao comprimento. O indicado é que se faça escovação de duas a três vezes por semana.  Banhos mensais com shampoo e condicionador de alta qualidade costumam já ser suficientes para manter a pelagem saudável. 

Já a variedade de pelo curto tem pelagem lisa, rente e brilhante, sem sub-pelos ou franjas, como a outra. O ideal é que a escovação semanal seja feita com escova macia. Os banhos podem ser eventuais, de acordo com a sujeira acumulada.

Cuidados básicos com a saúde

Quem deseja ter um Russian Toy pode ficar despreocupado porque a raça costuma ser saudável, contudo, a atenção maior está nos dentes.

A maioria dos filhotes não perde todos os dentes decíduos [dentes de filhotes] e, em algumas ocasiões, há a necessidade de remoção cirúrgica por volta dos nove meses de idade.

Acúmulo de tártaro dentário  é outro problema que pode ocorrer e que começa a surgir por volta de um ano de idade. Escovar os dentes do Russian Toy de forma regular pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e evitar  doenças periodontais.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde  pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o Canal do Pet  e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!