Tamanho do texto

Os dentes de leite dos cães começam a cair por volta dos cinco meses de idade; é normal que eles engulam alguns deles

Filhotes de cachorro , assim como bebês humanos, nascem sem dentes. Outra semelhança entre eles e nós é que durante a infância os filhotes também trocam a dentição, dando adeus aos dentes de leite e dando lugar para os dentes permanentes.

Leia também: Ensinando o filhote a urinar no lugar certo? Não utilize fralda para cachorro

filhote de cachorro arrow-options
shutterstock
Filhote de cachorro começa a trocar os dentes a partir dos 5 meses de vida


Mas o que fazer durante o nascimento dos dentes de leite e sua troca? Será que os pets sentem dor? As veterinárias Roseli Berto Sabbadini e Juliana Pajose esclarecem algumas dúvidas sobre o assunto. 

Segundo elas, é preciso acostumar o animal a ter seus dentes escovados desde cedo. “Os dentes dos cães começam a nascer por volta de 3 semanas de idade  e a partir desse momento, é importante já iniciar o processo de adaptação para a escovação dentária.” Já a troca dos dentes de leite pelos permanente acontece mais ou menos aos cinco meses de vida, e junto dessa mudança vem o alerta das veterinárias. “Os dentes são finos e pontiagudos. Muita cautela durante as brincadeiras, pois parecem pequenas agulhinhas na pele humana”, contam.

Por isso opte por oferecer ao filhote brinquedos duráveis e que ajudem no processo de troca dentária. “Não é comum os pequenos sentirem dor ou incômodo durante a troca dentária. Caso isso ocorra, consulte seu veterinário de confiança”, explicam. Além disso, é normal que os animais engulam os dentinhos durante as brincadeiras ou a alimentação, mas fique tranquilo! “Isso não causa nenhum problema para ele”, completam.

Por fim, pode acontecer dos dentes de leite não caírem, e por isso, é preciso ir ao veterinário. “Pode acontecer dos dentes decíduos não caírem e ainda assim os dentes permanentes nascerem. Nesses casos, a dentição fica duplicada”, explicam. Então é preciso decidir entre a extração e deixar que os dentes caiam naturalmente.

Leia também: 5 motivos para trocar o jornal pelo tapete higiênico para cães

Curiosidades

  • Os filhotes possuem 28 dentes de leite: 12 incisivos, 4 caninos e 12 pré molares;
  • Cães adultos apresentam 42 dentes permanentes: 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré molares e 10 molares;
  • Hoje em dia já é possível encontrar veterinários especializados em odontologia.