Muitos cachorros parecem fofinhos e convidativos para se fazer carinho, principalmente quando fazem cara de 'pidão'. Apesar disso, nem todo pet que aparenta ser dócil, de fato é, então é importante ter cuidado. Alguns cães bravos, inclusive, podem morder ou atacar a pessoa que se aproxima, às vezes, por pura defesa.
+7 raças de cachorros fofos que você vai amar
Se uma pessoa quer adotar um cão de pedigree é fundamental saber como é o comportamento típico dessa raça. É claro que tudo depende da criação que o tutor dá ao pet, mas algumas raças são consideradas perigosas e podem desapontar alguns indivíduos. Então, aqui vão algumas das raças de cães bravos para ficar atento.
1. Presa Canário
É Presa Canário, também chamado de Dog canário, é originada das ilhas Canárias (Espanha) e chegou ao Brasil em 2003, importado da Espanha. No início achavam que era uma outra mistura de pitbull, uma maior no caso. Na verdade, é uma raça dócil e fiel, mas com estranhos é bravo e desconfiado. Essa raça tem uma das mordidas mais fortes e é considerado um bom cão de guarda.
2. Malamute do Alaska
Essa é uma raça resistente, preparada para o frio extremo e tem a aparência e o instinto agressivos parecidos com o de lobos. Eles são animais de carga com tendência à caça natural. além de terem habilidade atlética.
3. Chow Chow
Embora distantes e independentes, esses cães demandam atenção e cuidado de seus tutores pára não se tornarem agressivos e mal-criados. Originário da China, este cão tem habilidades de discernimento contra estranhos e pode ser um feroz protetor de seu dono.
Apesar de parecerem fofinhos, são considerados cães de alto risco. Além disso, essa raça precisa de atividades físicas diárias e exercícios para não se tornar perigoso. Portanto, não é muito indicado para viver em apartamentos ou espaços reduzidos.
+10 raças de cachorro que vivem mais tempo
4. Doberman Pinscher
Essa raça pode ser considerada perigosa, mas essa característica varia de cão para cão, dependendo do treinamento e companheirismo a que ele está sujeito. Costumam também ser ágeis e inteligentes, mas respondem agressivamente a correções físicas quando são treinados.
5. Great Dane (Dogue Alemão)
Esse tipo de cão é também conhecido como Mastiff alemão ou o cão dinamarquês e pelo seu enorme tamanho. Detém o recorde de cão mais alto do mundo com 111 cm e foi originalmente criado para caçar javalis e veados na Alemanha. É tipicamente doméstico, ótimo para quem não tem tanto tempo para levar o pet a um passeio.
6. Husky Siberiano
Originalmente criados para o trabalho, esses cães têm muita energia acumulada e são inteligentes. Socializar com humanos não é o forte deles e podem ter muitos problemas comprotamentais. E crianças, por exemplo, podem ser confundidas com presas. Não é muito indicado para ser um cão de guarda.
7. Rottweiler
Essa raça é classicamente conhecida por ser uma das mais bravas e perigosas do mundo, mas poucos sabem que essa raça também é resultado de misturas aritificiais. É um tipo de cão que foi "fabricado" considerado um dos mais antigos. Costuma ser não só bravo, mas eficiente na defesa de seu território.
+Veja 9 raças de cachorros raros pouco encontrados no dia-a-dia
8. Pitbull
O termo “pit bull” abrange mais de uma raça de cão da American Pit Bull Terrier: o Staffordshire bull terrier, o terrier de Staffordshire americano, e o buldogue americano. De início, foram criados para trabalhar com touros, a maioria de suas raças também foram utilizadas para lutas de cão em várias partes do mundo. É considerado o cão mais perigoso da América.
9. American Bandogge
Apesar de seu aspecto muscular, essa raça não foi originalmente criado para o combate. No entanto, alguns têm usado esse tipo de cão com esse objetivo, o que os torna bastante agressivos. (E, sim, ele é muito parecido com o Pitbull por ser uma variação da raça).
10. Fila Brasileiro
Também conhecido como o Mastiff brasileiro, esse é um tipo de cão de grande porte desenvolvido no Brasil. Pode ser bem agressivo e impetuoso, além de ser habilidoso para rastrear. Essa raça foi até proibida em vários países por causa de seu tamanho, temperamento e por ser um dos cães bravos.
+Aprenda como se defender de um ataque de cachorro bravo