Os animais passam por mudanças de humor e comportamento em tempos de Lua cheia, embora não exista comprovação cientifica para isso
Yan Laurichesse/Unsplash
Os animais passam por mudanças de humor e comportamento em tempos de Lua cheia, embora não exista comprovação cientifica para isso

A Lua afeta o planeta diariamente devido a uma atração magnética muito forte. Essa força afeta os grandes corpos d'água, alterando a direção das correntes oceânicas e o nível das marés, que atingem o pico em períodos de Lua cheia

As fases lunares também interferem nos seres vivos. A Lua cheia, por exemplo, torna o ambiente mais claro e interfere diretamente no comportamento de sobrevivência de muitos animais, ao mesmo tempo que a maior visibilidade ajuda os predadores, as presas tendem a se esconder mais neste período.

Muito se fala sobre a Lua em questões astrológicas ( falando de signos ), mas o satélite natural da Terra pode causar um efeito ainda maior em animais domésticos e até mesmo em seres humanos. Diversos estudos apontam que, em fases de Lua cheia, as pessoas tendem a ser mais violentas, aumentando consideravelmente o número de ocorrências em hospitais e presídios.

Nos animais de estimação, curiosamente, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Colorado, há indícios de que o número de atendimentos de emergência em hospitais veterinários aumenta em cerca de 23% para gatos e 28% para cachorros, entre as causas relacionadas estão problemas relacionados a mordidas, convulsões, paradas cardíacas, entre outros.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Os animais aproveitam a maior visibilidade das noites de Lua cheia
Maikab/iStock
Os animais aproveitam a maior visibilidade das noites de Lua cheia

Muitos tutores relatam que os pets têm uma nítida mudança de comportamento, em alguns casos, atingindo traços de personalidade opostos ao comum – cães mais calmos ficam agitados e cães agitados aparentam mais cansaço ou se tornam hiperativos. Alguns tutores de gatos também relatam que os pets ficam mais enérgicos  e parecem correr desorientados pela casa neste período.

Alguns funcionários de creches para cachorros  afirmam que os animais se tornam mais agitados, irritados e até agressivos, o que aumenta ainda mais a destruição de objetos - e de mordidas - nesta fase lunar. Outros relatos apontam também que os pets procuram um local diferente da casa para dormir e alguns cães, como ancestrais de lobos,  passam a uivar inexplicavelmente durante os três dias de Lua cheia.

As pessoas tendem a aproveitar as noites mais claras de Lua cheia para realizar atividades com os animais de estimação
tirc83/iStocl
As pessoas tendem a aproveitar as noites mais claras de Lua cheia para realizar atividades com os animais de estimação

Não existe uma comprovação científica quanto a essa relação direta da Lua e o comportamento dos animais, especialmente quanto o grande aumento de casos em clínicas veterinárias. Algumas teorias apontam que, por serem noites mais claras, muitos tutores aproveitam para fazer atividades noturnas ao ar livre com os pets, o que pode aumentar o número de acidentes. Assim como animais – principalmente gatos – que têm acesso ao exterior começam a sair mais pela noite e assim correm mais risco de sofrer acidentes e até de gravidez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!