Por que o cachorro uiva?

O uivo de um cão é uma forma de comunicação muito importante e tem vários significados. Conheça alguns deles.

Comunicação

Uma das formas que os cães usam para se comunicar tanto com os outros cachorros, quanto com os humanos. É uma prática antiga que seus primos lobos usavam quando queriam demostrar seus sentimentos.

Direto da alma

Este som, para nós humanos é muito irritante, mas que para os cachorros é importante, pois é por meio do uivo que eles dizem como estão espiritualmente.

Solidão que aflige

Os cães que costumam viver sozinhos, o uivo geralmente é usado a noite ou de manhã, quando tem mais silêncio.

Conotação sexual

O macho que é mantido isolado da fêmea pode uivar a todo o momento. Há alguns casos que em um horário específico do dia, os cachorros uivam todos juntos e não há explicações para este fenômeno, mas dizem os especialistas que eles fazem isso porque vivem sozinhos e uivam para saber se há outro cachorro por perto.

Ascendentes lobos

O cachorro que uiva é descendente de uma raça que cruzou com lobos, por exemplo, o Husky Siberiano. Caso o seu cachorro esteja uivando, saiba que em algum momento da linhagem dele houve um cruzamento com lobos. As raças mais antigas, que têm uma convivência de maior tempo com os humanos tendem a uivar menos.

Sai daqui, humano!

Eles também uivam por barulhos que os incomodam, como por exemplo, a música clássica que tem instrumentos que fazem mal aos ouvidos dos cães. O violão também incomoda os bichinhos.