Fernanda Arantes é uma comediante, roteirista, médica-veterinária e mãe de pet, nascida em Guarulhos , na grande São Paulo . Morando atualmente na Alemanha, de lá ela segue com sua carreira fazendo shows de stand-up pela Europa , com turnês de seu show solo “Virando a Chave”, no qual conta suas experiências como pessoa 30+ vivendo em um país estrangeiro e, é claro, o dia a dia como mãe de pet .
E foi o amor pelos animais que a influenciou em sua escolha de carreira. Formada em medicina-veterinária desde 2014, Fernanda atuou na área até 2022, quando se mudou para a Alemanha e passou a focar somente em produção de conteúdo para a internet, porém, sem deixar sua antiga paixão de lado.
“Sou veterinária e amo muito essa profissão”, diz Fernanda em entrevista ao Canal do Pet. Apesar de ter dado uma pausa na carreira veterinária, devido a mudança de país, ela não abre mão de trazer a paixão que sente pelos animais como conteúdo para os seus vídeos, unindo as duas áreas
“Eu não vejo [a mudança de foco] como uma ‘troca de profissão’ eu vejo como uma integração. Em minha carreira na veterinária a comunicação sempre foi um ponto crucial, seja com os tutores, seja com meus colegas de profissão, e hoje continuo fazendo isso, porém agora numa toada mais cômica”, afirma.
As histórias de Leonardo
Fernanda usa suas redes sociais para contar situações de seu dia a dia de forma bem-humorada e, entre as histórias que o público mais gosta de acompanhar estão as que ela relata as travessuras de Leonardo, seu cachorro de estimação resgatado em 2019, após as festas de Ano Novo.
“Eu encontrei o Leonardo em um posto de combustível em janeiro de 2019, logo após as festas de final de ano”, relembra. “Estava muito calor e ele estava sem água e sem comida. Eu comprei água no posto e algo para comer. Ele estava com tanta sede que bebeu 500 ml de água muito rápido.”
Após ajudar o cãozinho, rolou aquela conexão que só quem adota um animal de estimação entende: “Quando eu abri o carro ele entrou. Eu tirei uma foto com ele e mandei no grupo da família dizendo que tinha novidades. Ninguém acreditou que eu tinha resgatado mais um cachorro. Na primeira noite em casa ele fez cocô na cozinha toda, no dia seguinte, o levamos ao pet shop, ele mordeu o banhista e fugiu”, conta Fernanda, que afirma: “Nesse dia, eu soube: era meu filho mesmo!”
Entre as icônicas histórias de Leonardo estão as do dia em que ele foi tomar sua primeira vacina , porque comeu o freio do carro de Fernanda — quase causando um acidente. O que fez com que muitas pessoas indicassem que ela deveria procurar a ajuda de um adestrador. Foi o que ela fez. Porém, Leonardo tinha outros planos e mostrou que a profissional não era páreo para ele, já na primeira aula. “A adestradora foi embora e nunca mais voltou!”.
Uma dupla canina
Leonardo, no entanto, não é o único filho de Fernanda, ela também é tutora de Pongo, um SRD resgatado em um condomínio após ser abandonado por um veterinário que vivia no local.
“A história do Pongo é bem complicada, porque de fato envolve a questão de abandono animal por parte de um médico-veterinário”, conta a comediante, lembrando que Pongo foi deixado em uma casa, junto com outros animais, sem comida e sobrevivendo apenas bebendo a água da piscina.
“Quando nós soubemos da situação fomos ajudar os animais que estavam lá e nos apaixonamos pelo Ponguinho [que até então se chamava Elvis]. Trouxemos ele para casa. Ele nunca tinha entrado em uma casa, então tinha medo de televisão, música, essas coisas. Não sabia o que era dormir no sofá ou na cama, então tivemos que adaptá-lo e mostrar tudo para ele até que ele conseguisse criar uma interação com humanos.”
Depois de tudo o que passou, o Pongo se recuperou e vive muito bem com sua família, na Alemanha: “Hoje ele não sai da nossa cama e prefere não ser incomodado [risos].”
Criatividade e bom-humor como uma válvula de escape
Fernanda conta que a ideia para gravar seus vídeos, que contam sua rotina de altos e baixos sempre de uma forma engraçada, surgiu em uma época difícil de sua vida, principalmente devido a sua mudança. Ela acredita que um dos motivos do sucesso vem da identificação que as pessoas sentem, especialmente pelas histórias envolvendo animais de estimação.
“Quando eu me mudei para a Alemanha deixei muitas coisas importantes no Brasil, e uma delas foi a minha carreira. Eu estava muito perdida e com saudade dos palcos e de algo que eu amo tanto fazer”, conta. “Em um dia que eu estava bem para baixo e que absolutamente tudo estava dando errado, um grande amigo meu, o também comediante Marcelo Duque, me deu um conselho: ‘Faz o que você sabe fazer de melhor com tudo isso: Faz piada!’”
“E foi o que eu fiz, liguei a câmera e comecei a contar de forma cômica como estava sendo essa mudança. E assim eu comecei a fazer vídeos dos meus ‘perrengues’. Um deles, foi o da vacinação do Leonardo que viralizou muito rápido e eu pude perceber o quanto as pessoas se identificam [com histórias pessoais] e assim continuamos, até porque o que não falta é história de Leonardo.”
A vida em um país distante
Para a tutora de Pongo e Leonardo, a experiência de morar em outro país é bem complexa, porém tem suas recompensas, tanto pessoal quanto profissionalmente: “É um grande desafio de todos os lados, mas também ajuda muito a abrir a mente para outras realidades e outras formas de pensar.”
Para quem vai para outro país com um animal de estimação, por exemplo, ainda existem desafios extras, pois cada país, além do clima diferente, tem suas próprias regras e é necessário conhecê-las.
“Como mãe de pet, precisamos estar sempre informadas por conta da diferença de legislação, de clima, medicamentos, doenças, insetos e até mesmo plantas que no Brasil não existem, por exemplo. Então envolve muito cuidado e responsabilidade. É muito importante termos essa consciência antes de pensarmos numa mudança como essa”, afirma Fernanda.
Os perrengues em um novo país
Morando na Alemanha, ainda sem o domínio do alemão, Fernanda diz que teve algumas dificuldades quando precisava resolver certos assuntos. No entanto, as dificuldades não vinham exatamente por causa do idioma diferente.
“Tive muita dificuldade pelas peripécias de Leonardo. O vídeo da vacinação é inteiro verdade. Cinco veterinárias não conseguiram vacinar ele”, relembra a tutora, deixando claro que entende os motivos pelas travessuras do cãozinho.
“Infelizmente, ele tem bastante trauma ainda com estranhos e não gosta que falem outro idioma, pelo jeito [risos].”
Os compromissos de carreira x compromissos de mãe de pet
Além da Alemanha, Fernanda Arantes faz shows em outros países da Europa e costuma voltar para o Brasil em turnês com o "Virando a Chave" — tempo em que precisa se ausentar e deixar os cachorros em casa; e para isso ela conta com ajuda profissional.
“Nós temos um convênio com pet sitters aqui na Alemanha que ficam ‘morando’ na nossa casa com eles [os animais] todo o período que estamos viajando, garantindo que a rotina deles de passeio, alimentação e medicação se mantenha.”
Em 2024, Fernanda Arantes estará novamente em turnê com o show Virando a Chave, fazendo apresentações em Berlin (Alemanha), Lisboa e Porto ( Portugal ); em março estará novamente no Brasil, em São Paulo, e de volta à Europa, com shows em Dublin ( Irlanda ), Barcelona e Madrid (Espanha).
A agenda completa até o mês de agosto, quando fará shows pelo sudeste, centro-oeste e sul do Brasil, pode ser encontrada nas rede sociais e pelo link.
Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter), Facebook e Comunidade no Whatsapp.