O pequeno cachorrinho é um filhote da raça Chihuahua
Reprodução/Tiktok 24.02.2023
O pequeno cachorrinho é um filhote da raça Chihuahua

Um vídeo muito fofinho tem circulado na internet em que um pequeno cachorro, de aparentemente uns 10 cm, caminha pela calçada de uma rua bem animado junto de seus tutores. As imagens (assista logo abaixo) têm causado muito espanto entre os interautas que chegaram a duvidar sobre a veracidade, já que ele é muito pequeno e poderia se esconder embaixo do pé de um ser humano.

O médico-veterinário endocrinologista Gustavo Tranjan de Carvalho explica ao Canal do Pet que este é um filhote de um cachorro da raça Chihuahua , de aproximadamente 60 dias, e recomenda que um animal deste tamanho não deveria estar andando no chão, pois está muito suscetível a contrair várias doenças.

"Ele não deveria estar andando na rua porque ainda não completou o protocolo vacinal , o qual ele precisaria começar a tomar a partir de 60 dias de vida, três doses da vacina múltipla V10, com intervalo de 21 a 30 dias entre uma e outra. Depois, a gente espera 21 dias após a terceira dose para que ele comece a andar no chão", afirma.

Gustavo ainda diz que um cachorro dessa faixa etária precisa sempre andar no colo do tutor ou em bolsas apropriadas para eles, para evitar o contato dele com o chão, já que, nessa fase, o cachorro ainda tem um sistema imunológico com poucas defesas.

"Há risco do cão contrair doenças como parvovirose , que é causada por um víruse e causa muito vômitoa, além de diarreia com sangue, e que pode levar ao óbito. Também pode  contrair uma cinomose que também causa vômito, diarreia e um quadro neurológico delicado, como epilepsia, e também pode levar a óbito", esclarece.

Além do passeio no colo e o protocolo vacinal, o tutor também precisa ter outros  cuidados com filhotes como aplicação de vermífugo, sempre manter a consulta veterinária em dia para o início da vida dele, a cada três meses.

Gustavo conta que além do pequeno Chihuahua, outra raça que também é muito diminuta no início da vida é o Pinscher, que vulgarmente é chamada de "zero", que também podem ser encontrados em outros padrões de tamanho na vida adulta. "Este não é um caso de nanismo, mas sim o cruzamento dentro da própria raça", esclarece.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!