Focinho seco em cães pode ser um sinal de alerta

Há quem diga que um focinho úmido e gelado é sinal de um cachorro saudável. Então, se o seu cão está com o focinho seco e quente quer dizer que ele está doente, certo? Errado! Não é bem assim, mas é bom saber quando ficar alerta!

Um nariz cheio de utilidades

O nariz dos cães age como um regulador de temperatura, por onde eles transpiram e podem se resfriar, e ele muda naturalmente de úmido e frio para quente e seco ao longo do dia. A umidade do nariz também se deve a um muco que serve para reter cheiros, ajudando no olfato.

Afra Ramio/Unsplash

Mas por que o nariz fica seco?

O focinho do pet pode ficar seco após algumas horas de sono, após ficar algum tempo no sol, pelo clima seco, por estar precisando beber água. É natural, o problema é quando o nariz seco vem acompanhado por outros sinais, aí sim, você deve se preocupar.

Quando se torna um problema

O ressecamento pode ser consequência de queimadura de solar, causando vermelhidão e descamação, principalmente em cães com focinhos mais claros, a queimadura solar pode causar câncer de pele. Vale consultar um veterinário e pedir que ele indique um protetor solar para o pet.

Reprodução/Pixabay

Imunidade baixa

O cão pode precisar de suplementação alimentar ou a troca da ração. A baixa imunidade pode levar a doenças mais sérias. É importante que se fique atento aos possíveis sinais que acompanham o focinho seco.

Reprodução/ Shutterstock

Para ficar alerta

Parvovirose ou Cinomose: se a secura do nariz vier acompanhada de diarreia e vômitos, é possível que o cão esteja com uma dessas duas doenças; Focinho seco e quente por muitos dias; Sangramento nasal; Aparecimento de protuberâncias; Coceira constante do nariz; Secreção amarela ou esverdeada; Sinais de dor ao respirar.

De olho no comportamento

Os animais de estimação não sabem falar e nem sempre os sinais físicos são os primeiros a aparecer, portanto os tutores devem estar sempre em alerta para as mudanças repentinas de comportamento. Elas indicam que o pet está incomodado com algo, sentindo dores ou com alguma doença grave.

Sempre vá ao veterinário

Caso o seu cachorro apresente algum sinal, além do focinho seco, é necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Quanto mais rápido ele for examinado, melhor ele poderá ser atendido e prevenir que alguma possível doença possa ser fatal para o pet.

Unsplash/Shelley Kim

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Braydon Anderson/Unsplash