Vacinas para cães e gatos

Estar com a vacinação dos animais de estimação sempre em dia é essencial para a saúde e bem-estar dos pets. Mas ainda é comum que tutores se lembrem apenas da vacina contra a raiva e, às vezes, nem sabem sobre as demais.

Vacinas para cães

É importante ter em mente que os cães precisarão de cuidados com vacinas durante toda a vida. O protocolo de aplicação de vacinas deve começar ainda filhote, com até dois meses de vida. A segunda dose precisa ser dada ao animal até os três meses. E a terceira dose, aos quatro. Então seguindo com reforços anuais das vacinas V8, V10 e V12, que serão responsáveis por prevenir várias doenças.

FreePik

Cinomose (canina)

Virose que afeta os órgãos respiratórios, apresentando sinais de febre e secreções purulentas. Além disso, ela também atinge o sistema nervoso. É uma doença de alto risco, podendo os cães à morte.

Pauline Loroy/Unsplash

Parvovirose (Parvovírus Canino)

Vírus que atinge o trato digestivo dos pets. Causa diarreia, febre e imunossupressão. Também é uma doença de grande risco de levar os cães ao óbito caso não seja rapidamente diagnosticada e tratada.

Rebecca Campbell/Unsplash

Hepatite Infecciosa (Adenovírus Canino 1 - CAV - 1)

Afeta o fígado dos cães. Gera febre e diarreia sanguinolenta. Nos quadros mais graves pode acabar causando problemas no sistema nervoso. Também pode levar o animal ao óbito.

Spring Fed Images/Unsplash

Leptospirose

Pode ser causada por diversos tipos da bactéria Leptospira. Ataca os rins e o fígado, também podendo levar o pet ao óbito. Além disso, a doença pode ser transmitida aos humanos.

Darinka Kievskaya/Unsplash

Coronavirose (Coronavírus)

É bem semelhante à Parvovirose. Também é conhecida como gastroenterite infecciosa canina. Vale ressaltar que não se trata do mesmo vírus causador da Covid-19.

Divulgação

Parainfluenza

É uma virose que causa sinais respiratórios como tosse, secreções e febre. Pode ser um dos agentes relacionados com a Tosse Canina, contudo, não é o mais comum.

flouffy/unsplash

Outras vacinas recomendadas

O tutor deve estar atento também para as vacinas antirrábica, na prevenção da raiva, a Traqueobronquite infecciosa canina, que atua contra a Tosse Canina, a Giárdia e a Leishmaniose.

Sasha Sashina/Unsplash

Vacinas para gatos

A vacinação nos gatos começa aos dois meses de vida, e deve ter reforço aos três meses. Depois disso, as doses são anuais. Há quatro vacinas disponíveis: V3, V4, V5 e a vacina de Raiva.

shutterstock

Panleucopenia Felina (Parvovírus Felino)

Desenvolve-se rapidamente e pode levar o gatinho a morte. Seus sintomas são muito comuns, como vômito e diarreia, e por isso é tão importante a prevenção. Pode ser tratada com a V3.

Uriel Soberanes/Unsplash

Calicivirose (Calicivírus Felino)

Atinge principalmente o trato respiratório, podendo causar pneumonia. Pode ser tratada com a V3.

Alexander Andrews/Unsplash

Rinotraqueíte (Herpesvírus felino 1)

O contágio ocorre por contato direto e gera sintomas respiratórios e oculares bastante evidentes e muito parecidos com a Calicivirose. Pode ser tratada com a V3.

Reprodução/Shutterstock

Para que servem as vacinas

A V4 previne as mesmas doenças que a vacina V3, além da proteção contra Clamidiose. Já a V5, engloba as mesmas doenças que a V3 e a V4, mais a proteção contra a Leucemia Felina. A Antirrábica é a mesma fornecida aos cães.

Anderson Nascimento/Flickr

Em caso de atraso das vacinas

Caso o tutor esqueça de levar o pet na data correta, ele deverá entrar em contato com um médico veterinário para seguir com o protocolo correto para o caso específico do animal. No entanto, é importante estar em dia com a vacinação e fazer visitas periódicas ao veterinário,

O Canal do Pet Está no Telegram!

Divulgação