O Border Collie é considerado a raça mais inteligente de todas
shutterstock
O Border Collie é considerado a raça mais inteligente de todas

Original da Grã-Bretanha, o Border Collie foi adotado por fazendeiros devido à sua grande habilidade para o pastoreio de ovelhas. Muito ágil e inteligente, esses cães conseguiam agrupar e guiar os rebanhos sem sequer precisar latir para esses animais.

Seu nome “Border Collie” é uma referência à região de Borders, localizada na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. O nome foi oficializado em 1975 e, anteriormente, a raça era conhecida como Sheepdog em função de suas atividades como pastores de ovelhas.

A raça chegou na América Latina ainda no século 19, sendo utilizada, principalmente, por agricultores. Somente em 1995 obteve o reconhecimento da American Kennel Club, apesar de já ser um grande sucesso em campeonatos de obediência.

Temperamento e inteligência

OS Border Collie são muito ativos, por isso precisam de atividades físicas diariamente
Reprodução/Pixabay
OS Border Collie são muito ativos, por isso precisam de atividades físicas diariamente

Segundo o pesquisador neuropsicólogo estadunidense, Stanley Coren, em seu livro “A Inteligência dos Cães”, a raça Border Collie está no topo, sendo reconhecida como a raça de cachorro mais inteligente do mundo . Alguns admiradores da raça chegam até mesmo a dizer que alguns desses cães chegam a ser mais inteligentes que os próprios tutores.

Esses cachorros são muito ativos e não só amam brincadeiras e exercícios, como precisam deles. Por isso, antes de adotar um animal da raça, o tutor deve pensar se há espaço o suficiente para ele na casa e se estará disposto a realizar atividades e passeios com o pet diariamente . Sem esses estímulos, eles podem se tornar cães entediados e até mesmo com alguns distúrbios comportamentais, afinal, inteligência tem seu preço.

Esses cães se dão muito bem com seus tutores, sendo muito leais aos seus humanos, outra referência ao seu nome, o “Collie” vem da palavra celta “colley” e significa "útil" e "fiel". Se bem socializados, eles também se darão muito bem com outros animais.

Você viu?

Uma boa prova de sua inteligência, está na cachorra chamada Striker, que entrou para o Guinness Book após bater o recorde mundial por abrir a janela – não elétrica - de um carro em apenas 11,34 segundos. E Chaser, outro border collie famoso por saber identificar centenas de brinquedos por seus respectivos nomes . Além disso, ela também conseguia reconhecer mais de mil palavras.

Nos populares campeonatos de Agility, há uma categoria única para os Border Collie, por ser considerado injusto que eles compitam com outras raças.

Higiene e Saúde

Além de inteligentes, eles são muito leais aos tutores
Reprodução/Pixabay
Além de inteligentes, eles são muito leais aos tutores

Por ser uma região bem quente, no Brasil eles podem perder muito pelo, sendo importante a escovação ao menos duas vezes por semana. No caso dos banhos, a menos que o cachorro se suje muito, bastam banhos a cada dois ou três meses.

No geral, o Border Collie é um cachorro saudável e não terá grandes problemas de saúde. Sua vida ativa o garante uma boa qualidade de vida. No entanto, há algumas condições específicas que o tutor de um cão da raça deve ficar atento, entre as quais estão a condição conhecida como displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, osteocondrose e alguns distúrbios ligados aos olhos, como o Collie Eye Anomaly (Anomalia Ocular dos Collie), doença genética que pode atrapalhar consideravelmente a visão desses cães.

As displasias podem ocasionar grandes dores aos animais, atrapalhando muito sua vida. A anomalia dos olhos dos collies causa uma descoloração nos olhos, que pode acabar em cegueira. Por isso, desde filhotes, é fundamental que se faça um acompanhamento veterinário.

Outro cuidado básico são os cuidados com a alimentação e atividades físicas, que fazem bem não apenas ao corpo do pet, como à sua saúde mental.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!