O gato de pelo curto brasileiro pode ser encontrado em uma grande variedade de cores
Joel Epifanio Porto Junior/Flickr
O gato de pelo curto brasileiro pode ser encontrado em uma grande variedade de cores

O Brazilian Shorthair, como é conhecido internacionalmente, o Gato de Pelo Curto Brasileiro, é a única raça de gatos brasileira oficialmente reconhecida – e levou quase 500 anos para isso.

Sua origem data dos anos de 1500, com a chegada dos portugueses que traziam gatos europeus em suas embarcações, como uma forma de se manterem livres de roedores. Esses felinos eram descendentes de uma raça conhecida como Felis Iberia, um gato selvagem encontrado em toda Península Ibérica.

Esses bichanos se misturaram pelo Brasil e, por muitos anos, se tornaram gatos de rua além de sofreram diversas adaptações, adquirindo uma grande variedade de cores, podendo ser laranjas, marrons, malhados, entre outras. Até que, na década de 1980, um engenheiro brasileiro chamado Paulo Samuel Ruschi decidiu definir um padrão genético único para uma raça pura e genuinamente brasileira.

O processo para chegar a um padrão genético mapeado demorou alguns anos, mas em 1998 a World Cat Federation aprovou oficialmente o Pelo Curto Brasileiro como uma raça pura, e assim poderia competir em exposições oficiais ao redor do mundo.

No Brasil, a  CFB (Confederação de Felinos do Brasil), fundada em março de 2002, trabalha para promover a raça pelo mundo, seguindo os padrões internacionais da WCF.

Características e comportamento

O Pelo Curto Brasileiro é um felino sociável, extrovertido e afetuoso
Reprodução/freepik
O Pelo Curto Brasileiro é um felino sociável, extrovertido e afetuoso

O Pelo Curto Brasileiro é um gato de porte médio, com corpo esbelto e musculoso, podendo pesar de 5 a 10 kg. Tem orelhas arredondadas e cauda ligeiramente afilada, a cor dos olhos pode variar de acordo com a cor da pelagem.

Extrovertido, cheio de energia e aventureiro, o gato Pelo Curto Brasileiro ama interagir com os tutores. Por ser um pet bastante sociável, lida bem com estranhos e outros animais de estimação, incluindo cachorros.

São ótimos pets para crianças e idosos, além de muito inteligentes, podendo aprender truques com certa facilidade – quando acostumados desde filhotes, também amam passear de coleira. Eles precisam praticar atividades físicas diariamente para se manterem saudáveis física e mentalmente.

Por serem muito afetuosos, requerem atenção e carinho dos tutores, não lidando bem com longos períodos de solidão – uma boa dica é, além de brinquedos e enriquecimento ambiental, se possível, ter outro pet em casa também ajuda para que o bicho tenha companhia enquanto os tutores não estiverem em casa.

Cuidados básicos

O gato de pelo curto brasileiro descende de gatos de rua
Reprodução/freepik
O gato de pelo curto brasileiro descende de gatos de rua

Como o nome já indica, a pelagem desse felino é curta e sedosa, com uma aparência brilhante e de camada única. Eles não exigem tantos cuidados para se manterem limpos, mas é importante manter uma  rotina de escovações regulares para auxiliar no crescimento saudável da pelagem, além da remoção de fios soltos.

Os banhos podem ser dados com regularidade, de preferência acostumando o felino desde filhote, e sempre usando produtos adequados para gatos. A frequência pode ser definida com o auxílio de um médico-veterinário.

+ Escovar os dentes ajuda a melhorar a qualidade de vida de cães e gatos

Cuidados com a saúde

O gato de pelo curto brasileiro descende de gatos de rua
FreePik/Wirestock
O gato de pelo curto brasileiro descende de gatos de rua

O Pelo Curto Brasileiro é um gato geralmente saudável, especialmente devido à sua variedade genética herdada de gatos que viviam nas ruas. Mas, como todo animal de estimação, precisam de cuidados para manterem a boa saúde.

Esses felinos são propensos à obesidade, precisando de uma alimentação de boa qualidade e balanceada. Também podem sofrer com doenças contagiosas como FIV e FeLV , a  Rinotraqueíte (gripe dos gatos),  problemas renais e articulares , entre outros.

É indispensável levar o pet para visitas regulares ao médico-veterinário para check-ups e manter as vacinas e vermífugos sempre atualizados.

Brazilian Shorthair
Reprodução

Brazilian Shorthair

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde.

Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!