Compostos extraídos de frutas, verduras, legumes e cereais, os nutracêuticos são aliados para prevenção e tratamento de doenças nos pets
Melvin Quaresma/Divulgação DrogaVET
Compostos extraídos de frutas, verduras, legumes e cereais, os nutracêuticos são aliados para prevenção e tratamento de doenças nos pets

Mais do que o tratamento posterior, a preocupação com a saúde em medidas de prevenção de doenças já é muito comum no cotidiano das pessoas. Esse hábito se reflete nos cuidados com os animais de estimação que são, para muitas pessoas, membros da família como qualquer outro. Um exemplo desse cuidado está no uso de suplementação alimentar, como o consumo de nutracêuticos.

Os nutracêuticos são cmpostos bioativos com alta concentração de partes de alimentos naturais como frutas, legumes, cereais e verduras. Eles têm a função a função de nutrir e colaborar com a saúde, prevenindo doenças e auxiliando no tratamento.

“A ação dos nutracêuticos engloba desde o suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas e processos inflamatórios. Essas substâncias são capazes de diminuir a ação de radicais livres, o estresse oxidativo e os processos degenerativos, já que atuam como antioxidantes e estimulantes da imunidade”, explica a médica veterinária Ana Carolina Leal Gama.

Alguns dos benefícios oferecidos são:

  • Melhor funcionamento do intestino
  • Aumento da imunidade
  • Controle da quantidade de açúcar no sangue
  • Auxilio na regulação dos  hormônios da tireoide
  • Melhora da saúde dos ossos
  • Melhor cognição
  • Alívio de coceiras ou irritações de pele

Os nutracêuticos podem ser incorporados às dietas dos pets que se alimentam de ração,  mas são especialmente necessários para os  adeptos da alimentação natural.

“Existem vários micronutrientes necessários para os pets que são difíceis de encontrar nos alimentos em doses adequadas, como cálcio, iodo, selênio e as vitaminas D, B1, E e K. Por isso, é imprescindível a suplementação com nutracêuticos na dieta natural, mantendo-a sempre equilibrada e apropriada para cada animal de acordo com a fisiologia”, orienta Ana Carolina.

Efeitos positivos dos nutracêuticos

Entre os nutracêuticos mais prescritos estão as betaglucanas , um composto extraído de leveduras, fungos e alguns cereais como a aveia. Elas desempenham funções anti-inflamatórias, imunomoduladoras e antioxidantes no organismo dos animais e apresenta ainda mais efeitos positivos nos cuidados paliativos de doenças incuráveis, como a desaceleração do processo de formação do câncer, redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

A cúrcuma , também chamada de açafrão-da-terra, é muito indicada por ter propriedade anti-inflamatória capaz de reduzir a dor causada pela artrite,  intensificar a imunidade, auxiliar no tratamento de inflamações da pele e cicatrizações de feridas, além de promover a desintoxicação do fígado e ajudar na prevenção de neoplasias.

O ômega-3,  muito conhecido pelas propriedades anti-inflamatórias e antitumorais, melhora da artrite e do sistema imunológico, é também um importante antioxidante natural com grandes benefícios para a saúde da pele e da pelagem. Auxilia ainda na perda de peso, no desenvolvimento mental e regula a pressão arterial e os triglicérides.

A spirulina é uma grande aliada no combate à anemia e alergias. Melhora o sistema imunológico, controlea obesidade e a diabetes, tem efeito probiótico, melhora a halitose e a incidência de cálculo dentário. Já a clorella se destaca pela função detoxificante do fígado, do sangue e dos intestinos por melhorar a oxigenação dos tecidos e ajudar a eliminar fungos do organismo.

Atenção ao uso adequado

A administração dos nutracêuticos pode ser feita de forma mais atrativa e prazerosa ao pet; devem ser manipulados na forma e sabor preferido do pet
Melvin Quaresma/Divulgação
A administração dos nutracêuticos pode ser feita de forma mais atrativa e prazerosa ao pet; devem ser manipulados na forma e sabor preferido do pet

Embora os nutracêuticos sejam compostos naturais, não devem ser fornecidos aos animais de estimação sem a orientação de um profissional. Como explica a médica veterinária Farah de Andrade, o consumo de quantidades elevadas ou a combinação com algumas medicações pode gerar complicações para a saúde dos pets.

“É o médico veterinário especializado quem deve avaliar as necessidades do paciente e indicar quais os ativos, as dosagens e o período de administração”, alerta.

Farah ressalta que a administração dos nutracêuticos deve ser incorporada na rotina dos pets de forma agradável, misturando junto à alimentação natural ou manipulando em formas farmacêuticas de melhor aceitação.

“Biscoitos, xaropes, pastas orais, caldas e molhos são algumas opções e estas ainda podem ser flavorizadas com sabores de preferência do pet, como bacon, frango, leite condensado e pão na chapa, por exemplo”.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar,  iG Pet Saúde está com novos planos.  Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais.  Conheça todas  a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o  Canal do Pet e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!