Ômega 3 para cães e gatos

Os cuidados com uma alimentação balanceada e nutritiva estão cada vez mais relevante quando se fala em saúde dos pets. Para isso, a introdução de suplementos alimentares na dieta de cães e gatos é cada vez mais comum e tem um papel importante para o suporte nutricional.

Pergunte sempre ao veterinário

A médica veterinária Priscila Brabec explica que o ômega 3 é um suplemento que pode auxiliar em diversas funções do organismo dos pets, independentemente de raça ou idade. Mas alerta sobre a importância de uma avaliação por um médico veterinário antes de oferecer o suplemento ao animal.

Noelle Rebekah/Unsplash

O que é o ômega 3

O ômega 3 pode ser adquirido do óleo de peixe marinho de águas profundas, que tem em sua composição os chamados: EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosa-hexaenóico). São considerados essenciais, pois o organismo não produz em quantidades suficientes.

Leohoho/Unsplash

Estudos comprovam

Existem vários estudos mostrando os benefícios que o ômega 3 pode trazer aos pets em diferentes condições de saúde e fases da vida. Priscila lista 5 benefícios.

1- Filhotes

O ômega 3, principalmente o DHA tem um efeito benéfico no cérebro, principalmente no desenvolvimento cognitivo e no processo de aprendizagem do filhote.

2- Processos inflamatórios

A ação anti-inflamatória do ômega 3 é devido à capacidade de conter a expressão de substâncias inflamatórias e, por isso, pode contribuir no controle da reação inflamatória no organismo.

3- Pets idosos

Por ter um efeito benéfico no cérebro, principalmente na função cognitiva, pode ajudar os pets idosos na prevenção de distúrbios relacionados à cognição, além de sua função anti-inflamatória.

4- Coração

A contribuição do ômega 3 na manutenção da saúde do coração ocorre pelo auxilio na redução de processos inflamatórios e no colesterol e triglicerídeos.

5- Pele

Por auxiliar na redução dos processos inflamatórios, o ômega 3 pode ajudar os pets com problemas de pele, ajudando a prevenir/amenizar o processo inflamatório.

O óleo de coco também pode ser um aliado

Mas, por melhores que possam ser os benefícios, é preciso entender como usar, contando sempre com o auxilio de um profissional. Entenda!

shutterstock

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação