A atenção com a alimentação é muito importante para garantir a saúde do animal de estimação. Muitos donos estão optando por deixar a ração industrializada de lado e oferecer algo mais saudável e caseiro. A alimentação natural para cães é uma alternativa boa se deseja alterar os hábitos alimentares do pet.

Leia também: Dieta canina: posso oferecer carne crua no lugar da ração?

No entanto, como é algo relativamente novo, muitos donos ainda têm dúvidas sobre o que é a  alimentação natural para cães , como ela funciona e se realmente traz benefícios. Pensando nessas questões, Bárbara Freire, veterinária e anfitriã da DogHero, aplicativo que conecta pais de cachorros a anfitriões que hospedam os pets em casa, sanou as principais dúvidas sobre essa nova dieta. 

A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados
reprodução shutterstock
A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados

O que é a alimentação natural para cães?

"A alimentação natural é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados, diferente do que acontece com as rações", explica a especialista. O único tratamento que essa comida sofre é o cozimento e o congelamento. 

Quais são as vantagens dessa dieta?

O organismo dos cães está preparado para receber grandes quantidades de proteína, o que não ocorre na maioria das rações. O recomendado é que a dieta seja equilibrada e composta por proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, vitaminas, minerais e água. A alimentação natural pode proporcionar todos esses nutrientes, por isso é mais indicada do que a ração industrializada.

Além disso, algumas enfermidades apresentam boas respostas à mudança de dieta, como é o caso da obesidade, diabetes, alergias de pele e alimentar, doença renal crônica, cardiopatias, pancreatite, câncer, gastrite, doenças do trato intestinal e urinário.

Qual a principal diferença entre comida natural e ração?

As rações industrializadas surgiram no Brasil na década de 70 para facilitar a vida dos donos, já a comida natural nada mais é do que alimentos minimamente processado e com o máximo de nutrientes. A maior diferença entre eles é que a alimentação natural busca adaptar a comida para a melhor digestão e aproveitamento dos pets. 

A composição nutricional da alimentação natural para cães deve ser feita sob a orientação de um médico veterinário nutricionista
reprodução shutterstock
A composição nutricional da alimentação natural para cães deve ser feita sob a orientação de um médico veterinário nutricionista

Leia também:Veterinária explica os benefícios de incluir banana na alimentação do cão

Principais alimentos usados na comida natural

  • Proteínas: peixe, frango, boi, ovos, cordeiro, porco, coelho, além de vísceras de animais (fígado, língua, coração, baço, rins, pulmão).
  • Carboidratos e fibras: abobrinha, chuchu, vagem, rúcula, brócolis, cenoura, beterraba, inhame, batata doce, mandioca, ervilha, arroz integral, lentilha, psyllium, extrato de yucca, entre outros.
  • Gorduras: óleo de coco, óleo de borragem, óleo de peixe, banha suína.

Alguns alimentos devem ser evitados na dieta dos cães, por serem de difícil digestão ou potencialmente tóxicos, como carambola, cebola, chocolate, leite, pão, salsicha, uva, café, macadâmia, entre outros.

Alimentação natural funciona para todos os cães?

Como é montada individualmente conforme as características de cada animal, a alimentação natural serve para todos os cães. Então, independente da raça, idade, porte ou problemas de saúde de seu canino, essa dieta pode ser adaptada para ele.

Como é montada individualmente conforme as características de cada animal, a alimentação natural serve para todos os cães
Reprodução/ Redes Sociais
Como é montada individualmente conforme as características de cada animal, a alimentação natural serve para todos os cães

Como introduzir a nova dieta?

Primeiramente, procure um especialista no assunto para te auxiliar na mudança. O veterinário provavelmente pedirá exames de rotina e complementares para avaliar as necessidades nutricionais do cão. Depois, dono e médico devem conversar sobre a rotina do pet para estipularem a quantidade de calorias que devem ser ingeridas diariamente. 

"A composição nutricional da alimentação natural só pode ser feita sob a orientação de um médico veterinário nutricionista e de acordo com o estilo de vida do animal, idade, porte e nível de atividade", reforça Bárbara.

Lembre-se de montar a dieta a partir de alimentos fáceis de encontrar e cozinhar, se não existe a chance de você desistir no meio do caminho. Avise o veterinário enquanto estiverem conversando sobre o cardápio. Depois de finalizarem, só botar  alimentação natural para cães em prática. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!