Sinais de que o gato pode ter artrite

Gatos não demonstram sinais de que não estão se sentindo bem. Por isso, mesmo com dores, pode não ser tão fácil o tutor perceber que o pet está com algum problema.

Você acha que gato pode ter artrite?

A artrite pode ser um problema real para os gatos, por isso vale a pena reconhecer os sinais de que o gato está sentindo algo, para que seja levado ao veterinário o quanto antes e não fiquei sofrendo com dores desnecessariamente.

Gato mancando

Se o gato for um animal muito agitado e, sem motivo aparente, ele começa a mancar pela casa, isso pode ser um sinal de artrite. Também existe a possibilidade de que o pet tenha se machucado ao saltar de algum lugar, mas ainda seria um motivo para levá-lo ao veterinário.

Rigidez nas pernas

Caso comece a notar que o gato não está se movendo tão facilmente como sempre fez, isso pode significar que as articulações do gato estão ficando rígidas, isso é um sintoma bem comum de artrite.

Dificuldade para subir escadas

Caso note que o gato está sofrendo para subir um simples lance de escadas, este pode ser um sinal de que ele está desenvolvendo artrite.

Dificuldade em pular

Caso o felino esteja com dificuldade para saltar em locais que antes para ele eram supertranquilos, como a janela ou mesmo no sofá, isso pode ser um sinal de que ele começou a desenvolver artrite nas patas traseiras.

Está relutante para se levantar

Se o gato costuma ser um pet hiperativo, desses que só falta derrubar a casa, mas agora ele está passando muito tempo na casa, isso pode ser algo a mais do que um gato dorminhoco e preguiçoso. Talvez o pet já esteja sofrendo com artrite.

Perda de apetite

A perda de apetite é um sinal comum para uma diversidade de doenças. Por isso, caso o gato esteja sem ânimo para comer ou beber água e esteja mais distante e retraído, ele pode estar sentindo dores. É hora de levar o pet ao veterinário!

É comum um gato ter artrite?

Estima-se que cerca de 90% dos gatos com mais de 12 anos tenham algum tipo de artrite, em uma ou mais articulações. Gatos mais jovens também podem desenvolver artrite por problemas genéticos. Um problema comum em animais, como a displasia de quadril, também pode acabar desenvolvendo artrite.

Como tratar a artrite

Há uma variedade de tratamentos que podem ajudar o pet a melhorar da artrite que vão desde medicamentos, até dietas e suplementos alimentares. Mas apenas um médico veterinário poderá passar o tratamento adequando, de acordo com o diagnóstico.