Nem sempre dá pra encarar o cheiro da boca dos animais de estimação
shutterstock
Nem sempre dá pra encarar o cheiro da boca dos animais de estimação

Nada melhor para os amantes de animais do que chegar em casa, após um dia cansativo, e ser recebido com muito amor e lambeijos. Contudo, às vezes, esse prazer vem junto com aquele bafo característico dos cachorros.

As causas do mau hálito (halitose) estão geralmente associadas ao acúmulo de tártaro e a falta de higiene bucal. Ao ingerir alimentos é natural que exista o acúmulo de resíduos entre os dentes e gengivas e , se não forem higienizados, o excesso de tártaro (concentração de sais, como cálcio e fósforo) e bactérias pode gerar aquele famoso “bafo de onça”.

Se mesmo com a escovação frequente o animal continua com o hálito ruim de aguentar, é provável que existam outros problemas associados, contudo, apenas uma avaliação médica pode diagnosticar.


Caso o pet já tenha passado por uma avaliação e não foi constatado nada de anormal, a médica veterinária Caroline Mouco indica algumas estratégias caseiras que podem contribuir com o cheirinho agradável na boca do seu bichinho.

Se o hálito do gato estiver muito forte, pode indicar problemas
Pixabay
Se o hálito do gato estiver muito forte, pode indicar problemas

Escovar é preciso

Exceto algumas raças que requerem cuidados mais específicos, os animais precisam de escovação ao menos uma vez por semana , com pasta e escova própria para eles.

Além da escovação

Você viu?

Rações secas  e  ossinhos ajudam na retirada do tártaro, isso porque possuem uma textura dura e que, em contato com o dente durante a mastigação, contribui para a retirada do tártaro.

Salsa ajuda a tirar o bafo

Incluir em uma das refeições uma pequena quantidade de salsa ou fazer uma infusão de salsa  para espirrar uma vez ao dia na boca do animal pode ajudar. É importante ressaltar que nunca é recomendado o exagero. Uma vez, em pouca quantidade já é o suficiente.

Dê cenoura crua

Ofereça ao seu animal cenoura crua. O fato de roer pode ajudar na eliminação de tártaro, além de contribuir com a saúde do cão, por conta dos nutrientes existentes nela .

A água sempre fresquinha

Mantenha a água do animal sempre fresca  e higienize diariamente as vasilhas. A água fresca e potável ajuda na eliminação de restos de alimento na boca do animal.

Com essas ações simples, o hálito dos animais vai melhorar muito, permitindo uma vida mais feliz e saudável para eles e para os tutores. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!