Quantas vezes você escova os dentes por dia? A prática é necessária por ser uma questão de higiene e saúde. Com os cães não é diferente, eles também precisam desse cuidado, só que com menos frequência. Mesmo que não seja uma tarefa exatamente fácil, o dono que escovar os dentes do cachorro estará protegendo seu bichinho de uma série de doenças.

Leia também: Brinquedos para cachorro são muito importantes para o desenvolvimento do animal

Escovar os dentes do cachorro é uma rotina muito importante para a saúde dele
shutterstock
Escovar os dentes do cachorro é uma rotina muito importante para a saúde dele

A veterinária Josicler Weigert, da Clínica SPet Curitiba Mário Tourinho, parceira da Cobasi, explica que “ escovar os dentes do cachorro é bastante importante pois previne mau hálito, acúmulo de cálculo dentário, gengivite, queda dos dentes e até infecções mais graves”. Isso porque resíduos das rações e petiscos ficam na dentição dos cães e precisam ser retirados.

O grande problema é que muitos donos, mesmo sabendo do risco de saúde que o cachorro corre quando não escova os dentes, escolhem por não seguir a boa prática. As explicações são muitas, mas a principal delas é que o bichinho não gosta e se estressa muito no momento a escovação.

Para mudar essa situação e conseguir realizar o procedimento de higiene com tranquilidade, o tutor precisa seguir alguns passos para deixar o cão tranquilo. As principais dicas da Dra. Josicler são: escolher um momento do dia em que o animal esteja mais calmo; iniciar a escovação usando gaze e só depois que o bichinho acostumar evoluir para dedais ou escovas de dente; escolher um sabor de pasta de dente atraente, para que o momento se torne prazeroso.

Estar por dentro do assunto, conhecendo todos os detalhes do procedimento também é muito importante para que o tutor faça a construção de uma rotina de escovação dentária do cachorro. Por isso, respondemos algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao assunto, dá uma olhada.

Para que escovar os dentes do cachorro seja uma atividade tranquila, o animal precisa estar acostumado e se sentir bem
shutterstock
Para que escovar os dentes do cachorro seja uma atividade tranquila, o animal precisa estar acostumado e se sentir bem


Com qual frequência devo escovar os dentes do cachorro?

A veterinária Josicler recomenda que a escovação seja diária, de forma que crie uma rotina. “Escolha um período em que o animal esteja mais relaxado. Esse hábito deve ser feito desde filhote para que ele se acostume e aceite melhor”, recomenda ela.

Você viu?

Meu cachorro não aceita escovar os dentes, o que posso fazer? 

Tudo que está relacionado à criação de um costume para o cachorro requer tempo e paciência. Escovar os dentes é como aprender a sentar ou dar a patinha, não pode estar associado a trauma e tem que representar algo bom para o bichinho.

“O processo deve ser feito aos poucos, comece usando apenas pasta de dente própria para animais, com sabor que mais agrada o seu cão. Depois de um tempo, utilize uma gaze para fazer a escovação com ajuda dos dedos. O próximo passo é evoluir para a escova ou dedeiras”, explica a Dra. Josicler.

Leia também: É possível adestrar cachorro com idade mais avançada?

O procedimento é feito dessa forma para que o animal se acostume aos poucos a escovar os dentes e goste do momento. Não adianta força-lo a nada. Vale também testar diferentes produtos – escovas próprias, dedais e sabores de pasta de dente para cachorro – a fim de descobrir qual é o mais aceito pelo bichinho.

Existem diferentes itens para escovar os dentes do cachorro no mercado, o dono precisa saber qual é o melhor para seu bichinho
shutterstock
Existem diferentes itens para escovar os dentes do cachorro no mercado, o dono precisa saber qual é o melhor para seu bichinho


Como escovar os dentes do cachorro?

Outra preocupação do dono costuma ser a qualidade da escovação , como fazer da forma correta? A veterinária da clínica parceira da Cobasi, SPet Curitiba Mário Tourinho, explica que o procedimento “deve ser feito de forma uniforme, abrangendo todos os dentes, tanto por fora, como por dentro da arcada dentaria”. Ela ainda acrescenta que “fazer a limpeza da língua também é importante”.

Leia também: Cobasi lança novo site e amplia os serviços; conheça todos

Além disso, o tutor deve escovar os dentes do cachorro de forma delicada, nada de colocar muita força. Caso ainda haja alguma dúvida, procure um veterinário para ter uma orientação prática, só não deixe de realizar o procedimento de higiene e prevenir o seu amigão de muitas doenças.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!