Vegetais são aliados

Alguns tutores acham que cachorro só podem comer ração ou que eles só devem se alimentar de carne e proteína animal. Alguns até querem que o pet vire vegetariano. São muitas ideias diferentes, mas o certo é que os vegetais são essenciais, sendo totalmente recomendados aos nossos amigos.

É natural

Cães estão entre os onívoros e os carnívoros. Lobos, cachorros e dingos (cães selvagens) comem vegetais há milhares de anos. Eles não comem só a carne de suas prezas. Procuram por frutas, legumes, folhas e algumas vezes até escavam para achar uma ou outra raiz.

Balanceia a acidez do organismo

Equilibrar a neutralidade e a acidez da alimentação é muito importante para a saúde do pet. Órgãos como o fígado, pâncreas, vesícula biliar, coração e os rins funcionam melhor em um corpo mais alcalino. O excesso de acidez pode contribuir para o aumento das inflamações.

Ajudam a hidratar

Frutas e legumes são uma excelente fonte de água para o bichinho. Muitos cachorros vivem hoje em um estado crônico de desidratação, o que contribui para problemas renais e formação de pedras na bexiga.

Vitaminado

Os vegetais completam a alimentação com muitas vitaminas. Abobrinha é uma excelente fonte de niacina e vitaminas do complexo B. Cenoura é riquíssima em betacaroteno, um elemento importante para a visão do seu amigão.

Minerais

Vegetais folhosos como couve, alfafa e algas marinhas são excelentes fontes de minerais como cálcio, potássio e magnésio. Mas lembre-se sempre de lavar tudo muito bem. Mesmo que tenha comprado em algum mercadinho orgânico, é sempre bom deixar ele de molho.

Ômega 3

A chia contém uma boa quantidade de ácido alfa-linolêico (ALA) que é uma forma de base vegetal de ômega-3. A quinoa além de possuir alto teor de ferro, vitamina E, zinco, aminoácidos é rica em ômegas-3, além de ser um potente antioxidante que diminui os riscos de diabetes e câncer.

Fibras

As fibras dos vegetais são muito melhores que as fibras encontradas nos grãos. Estas fibras são em maior parte solúveis e fáceis de serem digeridas pelos bons micróbios do intestino. As fibras insolúveis ajudam o alimento passar mais fácil pelo cólon. Resultado: um cachorro bem-humorado e desentupido!

Ajudam a combater doenças

O mais importante de tudo! Os vegetais ajudam a tratar todos os processos de doenças degenerativas. Eles são especialmente importantes no tratamento de doenças graves como câncer e doenças renais.

Cachorro pode ser vegetariano?

Vegetais fornecem proteínas, lipídios, gorduras, carboidratos, fitonutrientes e fibras! Isso quer dizer que meu cachorro pode virar vegetariano? O fato é que esse tipo de dieta ainda divide opiniões no meio veterinário.