Os cães precisam escovar os dentes diariamente a partir dos 6 meses de vida. O problema é que muitos deles não permitem que o dono faça a escovação da forma mais tradicional - com escova e pasta dental própria para pets -, ficam muito agressivos e estressados. Isso faz com que alguns tutores desistam, mas a saúde bucal do animal não pode ser deixada de lado.
Leia também: As principais doenças bucais em cães
De acordo com Rebecka Tellini, médica veterinária da Mars Petcare, 80% dos cães com mais de 3 anos de idade sofrem com a doença periodontal . "Originada pela proliferação de bactérias na boca do animal, essa mazela pode desencadear complicações sérias para o pet, como perda de dentes, migração de bactérias para rins, fígado e coração ou malefícios às articulações. O fato de o único sinal ser o mau hálito torna a doença ainda mais perigosa", explica.
Sabendo da realidade dos donos e da importância de manter a higiene bucal dos animais, algumas empresas desenvolveram produtos que são uma alternativa à escovação . Guilherme Rodrigues de Mello, médico veterinário do Hospital Veterinário da Anhanguera de Niterói, afirma que as soluções mais práticas e com eficiência comprovada são os palitos mastigáveis, os sprays e um pó.
- Palitos mastigáveis (DentaStix): graças à sua textura especial e ingredientes ativos, o produto auxilia no combate à formação do tártaro e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos cães. Estudos da Pedigree comprovaram que oferecer 1 palito por dia ajuda a reduzir em até 80% a formação do tártaro em cães que possuem uma boca saudável.
- Sprays (Hálito Dine): é um spray, antisséptico e odorizante bucal, que pode ser usado em cães e gatos. Previne e auxilia a tratar as infecções da boca, gengiva e garganta. Pode ser aplicado diretamente na cavidade oral ou diluído na água.
- Pó (Plaque Off): é um pó derivado de alga marinha, produto 100% natural, que deve ser misturado na ração, úmida ou seca, e promove o amolecimento e o desprendimento das placas bacterianas.
Apesar de os produtos serem eficientes, Rebecka deixa claro que a melhor alternativa é sempre a escovação diária, que pode ser aliada às alternativas acima. A veterinária dá 6 dicas para ajudar os donos a tornar o momento da escovação mais tranquilo.
Leia também: Escovação dos dentes melhora a qualidade de vida dos pets
-
A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes.
-
Utilizar, com delicadeza, uma escova dental com cerdas macias evita lesões. As escovas para humanos podem ser utilizadas, porém as versões veterinárias têm a vantagem da ergonomia.
-
O cão deve estar bem acomodado. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação.
-
A escova necessita estar posicionada a um ângulo de 45° em relação à superfície dos dentes para que as cerdas penetrem suavemente no sulco gengival. Movimentos circulares são corretos.
-
A escovação deve ser iniciada pelos dentes posteriores (do fundo), pois os cães tendem a aceitar melhor se comparada à escovação quando iniciada pelos dentes da frente.
-
Para habituar o animal, pode-se iniciar escovando apenas a face externa de alguns dentes posteriores e aumentar a quantidade de dentes a cada sessão. À medida que o cão se acostumar com o hábito, vale iniciar a higienização na superfície interna também.
A escolha do método de escovação ou da alternativa à escova e pasta dental vai depender da facilidade de manejo e adaptação de cada animal.