A castração é oferecida gratuitamente para animais carentes
Banco de imagens/freepik
A castração é oferecida gratuitamente para animais carentes

O abandono e maus-tratos a animais de estimação é crime previsto por lei federal, mas, ainda assim, o número de casos cresce consideravelmente todos os anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima- se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados.

A campanha Dezembro Verde , que reúne especialistas da causa animal, ONGs e apaixonados por animais, promove a conscientização contra abandono e maus-tratos aos animais, e também a adoção responsável, em todo o país.

“Neste período de fim de ano, há maior incidência de pessoas - desprovidas de amor e consciência - que abandonam os pets nas vias públicas. É fundamental o engajamento da sociedade na Campanha Dezembro Verde para promover a adoção responsável e a coibição do abandono”, explica a médica veterinária especializada em animais de pequeno porte Monique Rodrigues.

O aumento expressivo de casos de abandono se deve por diversos motivos, como pessoas que decidem simplesmente descartar o animal quando mudam de residência, o animal crescer além do que se esperava, porque o pet destruiu alguns itens da casa, por fazer as necessidades em lugar inadequado, ou mesmo porque a pessoa recebeu o animal como um “presente” e depois não se identificou com ele e, por isso, o abandona.

Animais não são coisas

Os animais tiveram reconhecimento ao nível legal de que são seres sencientes, isso significa que é comprovado que os animais têm a  capacidade de sentir, experimentar e vivenciar intensamente sentimentos e emoções como medo, tristeza, saudade e alegria.

“Os pets não são presentes. No Brasil, foi aprovado em 7 de agosto de 2019 um Projeto de Lei da Câmara que afirma que animal não deve ser considerado uma coisa. Isso significa que aqueles que são de estimação, não uma posse, mas sim, seres vivos que precisam de cuidados e proteção”, completa a veterinária.

Atendimento móvel para castração gratuita em São Paulo

A clínica lançou em 2022 sua unidade móvel de castração animal, para atender a região do extremo leste do estado de São Paulo. O  serviço é gratuito à população a partir de processo de licitação da prefeitura com a Clinicão.

O projeto tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos animais e a saúde pública, visto que a alta de reprodução de cães e gatos contribui no descontrole do tamanho populacional destes animais, tanto nas residências da população local (principalmente em sua parcela socialmente mais vulnerável), como nas vias públicas, acarretando aumento de abandonos, maus-tratos, casos de atropelamentos, mordeduras e zoonoses.

Além do procedimento de castração, o "Castra móvel" promove ações de microchipagem em cães e gatos em situação de semi-domicílio, bem como os animais de tutores de baixa renda, protetores e ONGs, oferecendo ainda palestras gratuitas sobre a guarda consciente e responsável.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!