Calopsitas são muito sociáveis, e necessitam de contato humano
shutterstock
Calopsitas são muito sociáveis, e necessitam de contato humano

As calopsitas não são tão  falantes quanto os papagaios  ou cantoras natas como os canários, mas  essas aves superinteligentes são capazes de aprender os mais diversos truques, como cantar belas melodias.

O primeiro passo para ensinar uma calopsita a cantar é entender que a ave irá apenas repetir sons aos quais ela esteja acostumada, ou seja, com muita repetição e paciência. E, o mais importante, o animal deve ter um forte vínculo com a pessoa que a ensinará o novo truque.

Ensinando a calopsita

A calopsita precisa se sentir confiante e a vontade no ambiente para que aprenda a cantarolar
shutterstock
A calopsita precisa se sentir confiante e a vontade no ambiente para que aprenda a cantarolar

Um ambiente tranquilo em que a ave se sinta confiante e confortável também é algo de extrema importância. O tutor deve ter em mente que a ave não sairá cantando no primeiro dia de treinamento, portanto vá com calma e respeite o tempo da ave. Para evitar que a calopsita se canse ou fique estressada, o indicado é que cada aula não ultrapasse um limite básico de 10 minutos diários.

Como qualquer animal que se pretenda treinar,  a calopsita também merece receber agrados, por isso sempre que for ensiná-la, esteja com alguns petiscos para a ave  e, claro, faça bastante carinho. Isso também ajudará a estreitar os laços entre ave e tutor.

Você viu?

Não importa quanto tempo demore, jamais repreenda ou dê broncas em uma calopsita. A repetição é muito importante para que ela aprenda, por isso, caso não tenha muita paciência para ficar repetindo um mesmo som por diversas vezes, pode-se usar melodias do dia a dia – algo que se acha muito facilmente na internet.

Algo importante também é que seja ensinado apenas uma melodia por vez, para que a ave não se perca e confunda as coisas. Como haverá bastante repetição, escolha um som fácil e que também seja de seu agrado,  afinal o tutor vai ouvir várias e várias vezes.

Deixe acontecer naturalmente

Calopsitas macho e fêmea são capazes de cantar
shutterstock
Calopsitas macho e fêmea são capazes de cantar

Importante dizer também que as calopsitas já repetem sons de forma natural, algo que, mesmo na natureza, ela ouça seguidas vezes, acabará repetindo espontaneamente, então não necessariamente terá que dar um curso para a ave para cada melodia que deseje que ela reproduza. Com o dia a dia ela pegará o jeito.

Há um mito de que  calopsitas macho são mais fáceis de ensinar do que fêmeas. Em partes, é verdade, mas não significa que uma calopsita fêmea não aprenderá novos truques. O que acontece é que os machos já se utilizam desses truques na natureza para conquistar as parceiras. Basta que a ave seja bem tratada, se sinta à vontade, confiante e tenha uma boa ligação com a pessoa que for treiná-la, não importa se ela é macho ou fêmea, aprenderá do mesmo jeito.

O segredo para o sucesso é que a ave tenha uma boa saúde e, com o tempo, ela estará cantarolando, falando, gritando e tudo mais o que a faça se sentir feliz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!