A preocupação com a saúde do animal de estimação tem sido cada vez maior. Uma boa alimentação influencia muito nesse ponto. Por isso, se preocupar com uma dieta balanceada é muito importante, mas gera dúvidas entre os donos. Para os tutores de calopsitas as principais perguntas costumam ser: "Quais comidas para calopsitas são ideais?", "Devo manter uma dieta só com ração ou adicionar outros itens?", "Apenas semente é suficiente?", entre outros.
Leia também: Calopsita: todas as características da ave e os cuidados necessários
O principal a levar em conta na dieta da ave é a variedade. Assim, o conjunto de comidas para calopsita ideal é ração, mix de sementes, legumes, verduras e frutas. O dono deve se comprometer a comprar rações de boa qualidade e alimentos frescos.
A quantidade de cada comida a ser oferecida para a calopsita deve ser definida em conjunto com um veterinário especializado em aves. Mas é preciso levar em conta a vontade da ave, ela irá selecionar o que gosta de comer, então, se recusar alguma fruta específica, por exemplo, não force e substitua por outra.
A mesma seleção pode acontecer na quantidade, se o animal preferir ração a sementes, ele comerá mais ração, e está tudo bem. Vise e versa. O importante é manter a variedade.
As comidas para calopsita mais indicadas
Ração
As rações são produzidas em indústrias pensando nas necessidades nutricionais da calopsita. Também são pensadas para agradar o paladar da ave, que, as vezes, pode ser bastante exigente. Mas, para que isso aconteça deve ser de boa qualidade.
Existe dois tipos: a ração peletizada e a ração extrusada. A primeira é feita com tratamento a vapor e compressão, o que melhora a conservação. Na segunda os ingredientes são misturados e levados a uma alta temperatura, para depois serem cortadas em pedações pequenos, facilitando a ingestão dos animais.
Sementes
Mas, como a variedade é o mais indicado para a dieta da calopsita, também é preciso oferecer sementes. Normalmente são indicados 4 tipos: painço (50%), alpiste (20%), aveia (10%) e girassol (5%). Essa mistura pode ser comprada pronta ou feita pelo próprio dono em casa.
A bandeja onde as sementes são colocadas precisa ter atenção especial por parte do dono. Elas podem acumular muita umidade e atrair fungos e bactérias. Para evitar que isso aconteça, limpe-a sempre com água e sabão e seque bem.
Frutas
As frutas também podem fazer parte da dieta de uma calopsita . Esse alimento costuma agradar muito o paladar da ave, basta saber quais delas podem ser oferecidas, comprar itens orgânicos (livre de agrotóxicos) e escolher a opção mais fresca na hora da compra no supermercado. Confira.
- Mamão;
- Banana;
- Pêssego;
- Maçã;
- Goiaba;
- Morango;
- Melão;
- Melancia;
- Pera;
- Manga.
Não se esqueça de ficar atento as sementes, algumas delas podem apresentar alto concentração de cianeto, que pode ser tóxico para a ave. Evite oferecer frutas gordurosas em grande quantidade.
Leia também: Conheça 5 curiosidades sobre as calopsitas
Legumes e sementes
Os legumes e sementes podem ser oferecidos cozidos ou crus, vai depender de cada um. Além de muito saborosos, esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais. Saiba quais oferecer.
- Inhame (cozido);
- Batata-doce (cozida);
- Milho (cozido);
- Arroz com casca (pode ser misturado ao mix de sementes);
- Beterraba;
- Cenoura;
- Nabo;
- Abóbora (cozida);
- Pepino;
- Abobrinha.
Vale lembrar que esses alimentos, mesmo cozidos, não devem receber nenhum tipo de tempero. As aves estão preparadas para comê-los sem sal ou alho e cebola, por exemplo.
Verduras
As verduras também fazem parte da dieta variada de um calopsita. Confira quais podem ser oferecidas.
- Brócolis;
- Couve-flor;
- Couve;
- Espinafre;
- Acelga;
- Chicória.
Água
Oferecer água para a calopsita também é essencial. A água deve estar sempre limpa e fresca, troque todo dia ou toda vez que perceber que há alguma sujeira nela.
O que não oferecer para a calopsita
Apesar da dieta variada, é preciso tomar cuidado com alguns alimentos que podem ser extremamente perigosos para as calopsitas. São eles:
- Abacate;
- Chocolate;
- Qualquer semente de fruta;
- Sal;
- Feijão não cozido;
- Alho;
- Cebola;
- Qualquer bebida alcoólica;
- Mel;
- Cogumelo;
- Doces.
Leia também: A sua calopsita é arisca? Confira dicas de como amansar a ave
Agora que você já sabe quais comidas para calopsita são mais indicadas, tome cuidado para manter a dieta do animal balanceada e com variedades. Jamais ofereça um dos alimentos proibidos para a ave e, se ela fica solta pela casa, mantenha-os bem guardados. A saúde da sua calopsita agradece!