As calopsitas são muito inteligentes e agitadas, por isso deixá-las dentro da gaiola sem interação pode ser muito estressante para elas, o que prejudica a saúde. Além de permitir que a ave circule pela casa e interaja com a família durante o dia, é importante disponibilizar brinquedos para que ela se distraia quando está presa. 

Leia também: Quanto tempo vive uma calopsita?

Os brinquedos para calopsita são importantes para uma boa saúde da ave
Shuttersock
Os brinquedos para calopsita são importantes para uma boa saúde da ave

"Os brinquedos estimulam e aguçam as calopsitas, possibilitando que elas sempre aprendam algo novo. Isso torna o ambiente mais agradável e menos estressante, o que está relacionado com a melhora da saúde, sabemos que animais menos estressados mantém a imunidade em alta e ficam doentes com menos frequência. Alguns brinquedos específicos servem também para que a ave desgaste o bico e as unhas, o que facilita o processo de alimentação da espécie", explica Jorge Morais, fundador da Animal Place. 

calopsita ao lado de brinquedo
Arquivo pessoal/ Ana Carolina Ibelli

Gabriel gosta dos brinquedos que ficam pendurados

Leia também: Cortar ou não as asas da calopsita? Veterinária explica o que é melhor

Gabriel, calopsita da Dra. Ana Carolina Ibelli, fica na gaiola apenas durante a noite, mesmo assim tem brinquedos à disposição. "Ele gosta mais dos brinquedos que ficam pendurados e que ele consegue escalar, tanto com as patinhas, quanto com o bico. Mesmo que ele passe principalmente o tempo de sono dentro da gaiola, ele tem que ter o que interagir", conta a veterinária. 

Nem todas as calopsitas são como Gabriel e podem preferir outros tipos de brinquedos, mas Jorge afirma que não podem faltar os com partes feitas de corda e madeira. "É importante ter o cuidado de não escolher brinquedos que solte pequenas peças ou tenha peças metálicas que possam ferir a ave de alguma forma. Brinquedos de madeira, com cordas e chocalho são ótimos, já que as calopsitas têm uma grande atração por objetos que produzem sons", acrescenta. 

Leia também: 5 erros comuns que os donos de calopsitas costumam cometer

Uma vez que os brinquedos para calopsita estão comprados e devidamente instalados, é preciso se preocupar com a higienização, fundamental para proteger a ave de doenças. A dica de Jorge é optar por um brinquedo fácil de limpar e manter seco para evitar a proliferação de fungos e bactérias. 

"Limpamos os brinquedos do Gabriel diariamente. Como ele só fica uma parte do dia na gaiola, sempre que soltamos limpamos tudo. Pode higienizar até com água sanitária, mas sempre se preocupando em não deixar cheiro porque essas aves são muito sensíveis a odores", afirma Ana Carolina, que acredita que todas as calopsitas devem ter brinquedos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!