Papagaios e suas 6 curiosidades

Ele é um dos animais exóticos mais amados do Brasil, mas sabia que ele pode viver mais do que você? Conheça essa e outras curiosidades pelo "lôro"

Papagaios são carnívoros?

Espécies como as lories e os lorikeets, do Pacífico Sul, se alimentam quase que exclusivamente do néctar de flores Já o Nestor notabilis, nativo da Nova Zelândia, come desde néctar, brotos e folhas tenras até mesmo carcaças de animais (fazendo dele um animal necrófago)!

Pixabay

Eles possuem "pés" incríveis

Algumas das características de um papagaio são o seu bico curto e forte e a sua língua carnosa. Entretanto, as patas atípicas, com quadros dedos - dois virados para trás e dois para frente, são seu diferencial. Podem se coçar, se agarrar em objetos e se equilibrarem.

Pixabay

São muito sensíveis

Papagaios são aves que podem manifestar comportamentos que indicam satisfação ou raiva quando estão em cativeiro. Podem até demonstrar "ciúme" de outros animais de estimação. Uma ave deprimida tem atitude autodestrutiva e pode arrancar as próprias penas.

shutterstock

Eles podem viver mais do que você

A maturidade sexual dos animais costuma ser entre os três e quatro anos, sendo que alguns bichos podem estar prontos para reprodução em apenas dois anos. A longevidade da ave também é grande, podendo viver até 80 anos!

Reprodução

Mais fieis que muita gente

Os papagaios são monogâmicos e costumam ficar com o mesmo parceiro a vida inteira. Isso, aliado com o fato de serem uma espécie muito sociável, faz com que eles criem laços extremamente forte com outras aves.

Reprodução/ Shutterstock

"Odeio música eletrônica"

Biólogos fizeram um estudo em 2012 com papagaios africanos e descobriram que eles não gostam de música eletrônica! Alguns foram submetidos a diferentes estilos e ficaram animados com o rock, chegando a dançar e falar algumas palavras.

reprodução shutterstock