Neva Masquerade é muito enérgico e precisa de espaços maiores
Unsplash/Piotr Musiol
Neva Masquerade é muito enérgico e precisa de espaços maiores

A raça é natural da região da Sibéria, na Rússia, e é relativamente recente, tendo a origem reconhecida em 1925, após os cruzamentos entre gatos domésticos e gatos selvagens do planalto central da Sibéria e dos montes Urais.

A raça se desenvolveu em São Petersburgo, ao final dos anos 1970 e foi introduzida na Europa somente a partir dos anos de 1980 e, 10 anos depois, trazida para o continente americano.

O nome da raça é uma homenagem ao Rio Neva e aos famosos bailes de máscara realizados na cidade, chamados masquerades, fazendo alusão à marca escura na cabeça do animal. A pelagem é relativamente longa e densa, sendo impermeável para resistir ao clima gelado do inverno russo, assim como o gato Siberiano comum.

O Neva Masquerade Siberiano costuma ser confundido com o Gato Siberiano padrão, sendo diferenciado pela cor, conhecida como “gatos point”, significa que as extremidades (como orelhas, caltas e patas) tenham as cores mais escuras que o resto do corpo.

A aparência física dele também se assemelha a raças como a Ragdoll e os Siameses. Um Neva Masquerade nasce na cor branca e vai escurecendo com os anos, a raça atinge a maturidade sexual apenas entre os 4 e 5 anos de vida.

A personalidade do Masquerade

Uma boa alternativa para tutores de um Neva Masquerade é levar o pet para um passeio em algum local tranquilo
Unsplash/Piotr Musiol
Uma boa alternativa para tutores de um Neva Masquerade é levar o pet para um passeio em algum local tranquilo

O Masquerade é um felino de porte grande muito dócil e bastante sociável.  Ama passear e subir em lugares altos , como o pelo é impermeável, essa raça não tem nenhum tipo de problema com água e é, na verdade, um ótimo nadador.

Apesar de, geralmente, não ser muito fã de ficar no colo, adora estar perto do tutor e dormir junto e é muito carinhoso. É amavel com todos da família, mas costuma escolher um “humano favorito” da casa, de quem será o melhor amigo felino.

(Continue a leitura logo abaixo) 

Leia Também

O Neva Masquerade é  muito inteligente e aprende novos truques facilmente,  podendo brincar até mesmo de “buscar a bolinha” e não é tão exigente com brinquedos, se divertindo muito até mesmo com bolinhas de papel amassado.

Gosta de saltar e escalar, adora a água e estar ocupado física e mentalmente., não são os animais mais indicados para serem criados em apartamento ou viverem unicamente dentro de casa. São mais indicados para casas com quintais espaçosos, para que tenham como se divertir tranquilamente.

Convive muito bem com crianças e outros animais, mesmo com cães, e não tem problemas com visitas, sendo muito simpático desde o começo. Essa característica também faz dele um ótimo animal de terapia para pessoas com depressão e outros problemas emocionais.

Higiene e saúde

O Neva Masquerade Siberiano nasce branco e seu pelo vai escurecendo com o tempo
Unsplash/Piotr Musiol
O Neva Masquerade Siberiano nasce branco e seu pelo vai escurecendo com o tempo

Como a grande maioria dos gatos, esse bichano cuida da própria higiene e, a menos que seja realmente necessário, não terá que se preocupar com banhos. No entanto, devido aos pelos longos e densos, será preciso um cuidado mais específico com escovações para evitar nós e retirar os pelos mortos. Especialmente na fase de muda, que pode durar entre duas semanas a até um mês, a queda se torna mais intensa, sendo preciso escovar ao menos duas ou três vezes por semana.

A raça costuma ser saudável e não apresenta grandes problemas de saúde ao longo da vida, tomando os devidos cuidados, como alimentação, vacinas e visitas periódicas ao veterinário, o feliz tutor de um Neva Masquerade terá um amigo fiel e saudável por bons anos.

O Neva Masquerade é muito apegado a família, mas tende a ter o seu
Unsplash/Piotr Musiol
O Neva Masquerade é muito apegado a família, mas tende a ter o seu "humano favorito"


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!