A personalidade do gato
Alguns fatores ajudam o gato a ficar mais entretido nos arranhadores. Levando em consideração a personalidade de cada indivíduo, o gato pode se interessar mais ou menos pelo objeto, de acordo com o formato disponível.
Os gatos têm como necessidade manter as unhas bem afiadas e aparadas. Caso não tenham um local apropriado para isso, sofás, cortinas e outros objetos de casa podem se tornar alvos para as garras dos felinos. A melhor forma de resolver esse problema e ajudar a desestressar o bichano é ter arranhadores para gatos à disposição.
Alguns fatores ajudam o gato a ficar mais entretido nos arranhadores. Levando em consideração a personalidade de cada indivíduo, o gato pode se interessar mais ou menos pelo objeto, de acordo com o formato disponível.
Há diversas opções de arranhadores disponíveis no mercado. Alguns são verdadeiros móveis, com caminha de descanso e, em alguns casos, até pequenos “labirintos” para o pet brincar. Vale a pena testar alguns modelos e ver qual o felino gosta mais. Os de tipo "sisal" costumam ter maior durabilidade, enquanto os de feltro ou papelão, menor.
Arranhadores não podem conter nenhuma cola ou produto que seja tóxico para o animal. Além disso, é preciso ter atenção redobrada nos modelos mais caseiros – que podem soltar pequenos pedaços e serem ingeridos pelos gatos.
É importante saber de que modo o bichano prefere arranhar. Vale observar se ele gosta de fazer o movimento vertical ou horizontalmente nos lugares onde costuma afiar as unhas. É recomendado que o primeiro arranhador seja do tipo “tapete”. Esse modelo é mais versátil e pode ser utilizado no chão ou preso na parede, por exemplo.
Caso o pet já tenha se afeiçoado ao sofá ou algum outro móvel da casa, há a opção de fazer um arranhador “caseiro”, colocando um material com textura semelhante ao que ele gosta sobre o sisal ou papelão. Lembre-se de não usar nada que seja tóxico.
Caso o gato não esteja acostumado desde o começo a usar o arranhador, pode dar um pouco de trabalho fazer com que ele abandone os móveis e comece a usar o brinquedo. Utilizar petiscos para recompensar o uso correto do objeto é uma boa tática.
Mostrar o brinquedo para ele e simular que está arranhando é outra forma de começar esse processo de adaptação. Experimente pegar a patinha dele e guia-lo até a superfície do arranhador.
Anexar ao arranhador brinquedos e materiais de textura diferentes que simulem "presas" pode ajudar. Os gatos têm um comportamento e o instinto de caça aguçado naturalmente. Prender objetos de diferentes texturas, como pelúcia, penas ou materiais que simulem movimento, como fitas ou varinhas, são ideais.
Outra alternativa é a essência de "catnip", uma planta que é atrativa para os felinos. Também é importante deixar o arranhador longe de lugares muito barulhentos e movimentados. Além disso, o brinquedo deve ficar estável para que não saia do lugar quando o gato estiver usando, evitando acidentes.
O melhor arranhador para o gato será sempre aquele que ele gostar e que esteja em um ambiente que o animal se sinta seguro para se divertir e se desestressar, além de poder marcar território à vontade.