Como deixar os arranhadores para gatos mais atrativos?

Os gatos têm como necessidade manter as unhas bem afiadas e aparadas. Caso não tenham um local apropriado para isso, sofás, cortinas e outros objetos de casa podem se tornar alvos para as garras dos felinos. A melhor forma de resolver esse problema e ajudar a desestressar o bichano é ter arranhadores para gatos à disposição.

A personalidade do gato

Alguns fatores ajudam o gato a ficar mais entretido nos arranhadores. Levando em consideração a personalidade de cada indivíduo, o gato pode se interessar mais ou menos pelo objeto, de acordo com o formato disponível.

Unsplash/Jae Park

Como escolher o ideal?

Há diversas opções de arranhadores disponíveis no mercado. Alguns são verdadeiros móveis, com caminha de descanso e, em alguns casos, até pequenos “labirintos” para o pet brincar. Vale a pena testar alguns modelos e ver qual o felino gosta mais. Os de tipo "sisal" costumam ter maior durabilidade, enquanto os de feltro ou papelão, menor.

shutterstock

Não deve soltar pedaços

Arranhadores não podem conter nenhuma cola ou produto que seja tóxico para o animal. Além disso, é preciso ter atenção redobrada nos modelos mais caseiros – que podem soltar pequenos pedaços e serem ingeridos pelos gatos.

shutterstock

A preferência do gato

É importante saber de que modo o bichano prefere arranhar. Vale observar se ele gosta de fazer o movimento vertical ou horizontalmente nos lugares onde costuma afiar as unhas. É recomendado que o primeiro arranhador seja do tipo “tapete”. Esse modelo é mais versátil e pode ser utilizado no chão ou preso na parede, por exemplo.

shutterstock

O gato já se apegou ao sofá

Caso o pet já tenha se afeiçoado ao sofá ou algum outro móvel da casa, há a opção de fazer um arranhador “caseiro”, colocando um material com textura semelhante ao que ele gosta sobre o sisal ou papelão. Lembre-se de não usar nada que seja tóxico.

Como acostumar o pet ao novo arranhador

Caso o gato não esteja acostumado desde o começo a usar o arranhador, pode dar um pouco de trabalho fazer com que ele abandone os móveis e comece a usar o brinquedo. Utilizar petiscos para recompensar o uso correto do objeto é uma boa tática.

Dê o exemplo

Mostrar o brinquedo para ele e simular que está arranhando é outra forma de começar esse processo de adaptação. Experimente pegar a patinha dele e guia-lo até a superfície do arranhador.

Despertando a atenção total dos felinos

Anexar ao arranhador brinquedos e materiais de textura diferentes que simulem "presas" pode ajudar. Os gatos têm um comportamento e o instinto de caça aguçado naturalmente. Prender objetos de diferentes texturas, como pelúcia, penas ou materiais que simulem movimento, como fitas ou varinhas, são ideais.

Unsplash/YoonJae Baik

A erva do gato

Outra alternativa é a essência de "catnip", uma planta que é atrativa para os felinos. Também é importante deixar o arranhador longe de lugares muito barulhentos e movimentados. Além disso, o brinquedo deve ficar estável para que não saia do lugar quando o gato estiver usando, evitando acidentes.

O ideal para o gato

O melhor arranhador para o gato será sempre aquele que ele gostar e que esteja em um ambiente que o animal se sinta seguro para se divertir e se desestressar, além de poder marcar território à vontade.