O donskoy possui quatro variações, em alguns casos mantém uma pequena quantidade de pelos na face, pernas e causa
Wikipedia Creative Commons/Alex Rave
O donskoy possui quatro variações, em alguns casos mantém uma pequena quantidade de pelos na face, pernas e causa

De origem russa, o Donskoy é uma raça relativamente nova, tendo sido criada em 1987, na cidade de Rostonón Don, quando uma professora teria resgatado um filhote de gato maltratado e sem pelos pelo corpo. Foi identificado que se tratava de uma mutação genética que faz com que os pelos dos filhotes caiam pouco após o nascimento. Do cruzamento desse gato sem pelos com gatos de outras espécies, surgiu o Donskoy, também conhecido como Dom Hairless ou Dom Sphynx.

Um gato carinhoso e de porte elegante, apesar do nome e da grande semelhança física, o gatinho russo não possui qualquer parentesco com a raça canadense, Sphynx, que também é famosa por não possuir pelos. O gene responsável pela queda de pelos do Donskoy é dominante, enquanto o da Sphynx é recessivo – o Donskoy nasce com pelos, mas os perde com o passar do tempo.

De início, o Donskoy não foi reconhecido como uma raça única, pois seus filhotes eram considerados não saudáveis. Contudo, com uma grande expansão da raça, em 1997ª Federação Mundial de Gatos (WCF) reconheceu os bichanos como raça única e, em 2005, a Associação Internacional de Gatos (TICA) também deu seu reconhecimento ao gatinho.

Temperamento e aparência

O Donskoy é tido como um gato carinhoso e bastante apegado aos donos e até a outros animais – especialmente outros gatos. Essa característica também faz dele um gato bastante carente, que não gosta de ficar sozinho, por isso o recomendável é sempre que se tenham dois pets. Eles adoram brincadeiras, sendo ótimos pets para crianças.

Esse gatinho também possui algumas diferentes variações, sendo elas conhecidas como Brush, Flock, Rubber Bald e Velour-coat.

Leia Também

Você viu?

  • Brush: perde apenas uma pequena parte de pelos ao longo da vida.
  • Flock: possui quase nada de pelagem pelo corpo e sua pele se assemelha a camurça.
  • Rubber Bald: nasce careca e assim permanece ao logo de toda a vida.
  • Velour-coat: nasce com pouquíssimo pelo e vai perdendo o pouco que tem ao longo do primeiro ano de vida, exceto nas regiões da face, pernas e causa.

Em alguns casos, a pelagem desses gatos tende a crescer levemente nas épocas de frio, mas voltam a cair completamente com o calor.

Saúde e higiene

Por terem o corpo sem pelos, a pele desses bichanos é semelhante a dos humanos, o que significa que precisa de proteção contra o sol para não sofrer queimaduras. A falta de pelos também os deixa muito mais sensíveis ao frio, por isso o recomendado é que sejam criados dentro de casa.

Os banhos para esses bichinhos também funcionam de uma forma diferente, pois eles transpiram e é preciso remover o excesso de gordura. Só não se pode exagerar nos banhos, pois eles podem ficar com a pele oleosa. Existem produtos mais indicados, o ideal é pedir ajuda a um médico veterinário  – no geral, um pano umedecido também dá conta do recado.

Outro cuidado essencial para a saúde do Donskoy é com a alimentação, por serem mais sensíveis ao frio, eles são mais coerentes de calorias do que outros gatos, para manter a temperatura corporal.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!