Para garantir melhor saúde do pet, é bom investir no ambiente
Pixabay
Para garantir melhor saúde do pet, é bom investir no ambiente


Uma das raças mais antigas da América do Norte, esses gatos podem chegar a até um metro, sendo uma das maiores raças de gatos domésticos no mundo. Apesar de independente, como costumam ser os felinos, ele é muito dócil e afetuoso, por isso adora estar na presença de seu tutor. Essa personalidade o rendeu o apelido de “gigante gentil”.

Sua origem

Maine Coon, o gigante gentil
Unsplash
Maine Coon, o gigante gentil

Pouco se conhece sobre a origem do Maine Coon, mas seu primeiro registro conhecido é de 1850, no estado de Maine, nos Estados Unidos - daí vem o seu nome – e isso fez dele um famoso símbolo na região.

Há suspeitas também de que a raça tenha vindo de outros lugares do mundo, como a Europa e Ásia, em navios. Acredita-se também que tenham se originado do cruzamento de gatos de pelos longos estrangeiros com gatos de pelo curto americanos. No Brasil há registros de gatos da raça apenas há pouco mais de 20 anos.

Comportamento

Apesar do tamanho, os maine coon são muito dóceis e sociáveis
Pixabay
Apesar do tamanho, os maine coon são muito dóceis e sociáveis

Seu tamanho pode assustar, mas os Maine Coon são muito dóceis e carinhosos com seus humanos e são bem apegados a crianças. Ele é de fácil adaptação, mesmo com outros animais domésticos, contudo necessita de bastante espaço, devido ao seu tamanho.

Como um bom gato, ele também adora caçar e é bem habilidoso nisso. Sendo uma raça bastante inteligente, eles podem aprender a abrir portas e fechaduras, além de novos truques.

Leia Também

Você viu?

Características físicas

Maine Coon
Reprodução Instagram
Maine Coon

De porte médio a grande, os machos costumam ser maiores do que as fêmeas. Seus pelos bastante longos e a cauda que se assemelha a de um guaxinim - o Coon de seu nome é uma abreviação de “raccoon”, guaxinim em inglês.

Eles se destacam por sua cabeça pequena de focinho quadrado, com orelhas pontudas e peludas, seus olhos grandes e expressivos, os longos pelos sedosos, com camada interna, e também muito fortes. Essas características, acredita-se, se devem a uma questão de ordem natural, já que precisavam sobreviver a frios intensos.

Suas cores podem variar bastante também, podendo se encontrar esses felinos em diversas cores, sendo as mais populares: amarelo, preto, marrom, dourado e vermelho.

Cuidados com a saúde e higiene

O Maine Coon pode chegar até 110cm de comprimento
Shuttersock
O Maine Coon pode chegar até 110cm de comprimento

Sua pelagem longa necessita de cuidados especiais, sendo recomendada a escovação diária, com o uso de escovas especiais ou mesmo luvas para a remoção de pelos mortos.

Para sua higiene, como seus pelos são bem longos, apenas o fato de se lamberem pode não garantir uma limpeza perfeita, portanto pode-se oferecer banhos regulares  ou mesmo limpeza com shampoos para banhos a seco. Mais uma vez, a escovação diária ajudará a manter o seu gato sempre limpinho e com os pelos sedosos e desembaraçados.

Sua alimentação deve ter como base produtos de boa qualidade, ou receitas caseiras, adequadas para o felino. Isso se reflete diretamente em sua condição física, já que esse animal é propenso à obesidade. É importante racionar sua alimentação entre duas ou três doses diárias e dedicar tempo aos seus cuidados, assim como brincar para que ele faça atividades físicas. Também vale a pena investir no enriquecimento ambiental da casa, com arranhadores e brinquedos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!